"Kim Potter foi levada sob custódia por volta das 11h30, horário local, e será transferida para a cadeia do condado de Hennepin por homicídio culposo [...] Ainda hoje", informou nesta quarta-feira (14) o escritório, segundo noticiou a AFP.
A policial de 48 anos abriu fogo no domingo (11), no Brooklyn Center, contra o afro-americano Daunte Wright, de 20 anos. Ela afirmou ter confundido a arma de serviço com sua arma taser elétrica. O caso gerou três noites de manifestações pontuadas por violência.
Vídeos mostram protesto da população de Minnesota, nos EUA, após policiais matarem jovem negro supostamente por motivo banal em operação de trânsito https://t.co/lW8Sk7lZlR
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 12, 2021
Apesar do estabelecimento de um toque de recolher e do posicionamento de reforços significativos, uma situação tensa ainda foi vivida entre ativistas e a polícia na noite desta terça-feira (13), quando 78 pessoas foram presas.
A família de Daunte tomou conhecimento da decisão nesta quarta-feira (14), mas criticou as justificativas da policial: "Um policial com 26 anos de experiência sabe a diferença entre um taser e uma arma de fogo", declarou o advogado da família, Ben Crump, em comunicado.
"Continuaremos lutando para obter justiça para Daunte, sua família e todas as pessoas negras marginalizadas. Não vamos parar até que tenhamos conseguido reformas reais na polícia e no judiciário", finalizou Crump.