Premiê do Japão diz estar pronto para se encontrar com líder da Coreia do Norte

© REUTERS / TOM BRENNERO primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, dá entrevista coletiva conjunta com o presidente dos EUA, Joe Biden, no Rose Garden da Casa Branca em Washington, EUA, em 16 de abril de 2021
O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, dá entrevista coletiva conjunta com o presidente dos EUA, Joe Biden, no Rose Garden da Casa Branca em Washington, EUA, em 16 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2021
Nos siga no
O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, disse que está pronto para se reunir com o líder norte-coreano Kim Jong-un sem pré-condições.

O objetivo é estabelecer uma relação frutífera entre os dois países e buscar uma solução para a questão dos japoneses sequestrados.

"Estou preparado para me encontrar com o presidente Kim Jong-un sem pré-condições para a resolução da questão dos sequestros e para o estabelecimento de uma relação frutífera com a Coreia do Norte. Estou determinado a agir e me posicionar na linha de frente sozinho", disse Suga em um discurso no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington.

O premiê japonês se encontra nos Estados Unidos onde se reuniu nesta sexta-feira (16) com o presidente do país, Joe Biden, para tratar de diversos assuntos.

© AP Photo / Andrew HarnikO presidente dos EUA, Joe Biden, acompanhado pelo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, sai do Salão Oval para falar em uma entrevista coletiva no Rose Garden da Casa Branca, em 16 de abril de 2021, em Washington
Premiê do Japão diz estar pronto para se encontrar com líder da Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2021
O presidente dos EUA, Joe Biden, acompanhado pelo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, sai do Salão Oval para falar em uma entrevista coletiva no Rose Garden da Casa Branca, em 16 de abril de 2021, em Washington

O Japão insiste que a Coreia do Norte sequestrou 17 de seus cidadãos nas décadas de 1970 e 1980 para ensinar a língua e o comportamento japoneses em escolas de espionagem. Em 2002, a Coreia do Norte admitiu que seus agentes sequestraram 13 cidadãos japoneses e negaram envolvimento em qualquer outro desaparecimento.

"Hoje, o primeiro-ministro Suga e eu afirmamos nosso forte apoio à aliança EUA-Japão e à nossa segurança compartilhada. Comprometemo-nos a trabalhar juntos para enfrentar os desafios da China e em questões como o mar da China Oriental e o mar do Sul da China, bem como [os assuntos sobre] a Coreia do Norte", disse Biden em coletiva de imprensa conjunta.

Biden e Suga concordaram em aumentar a cooperação em telecomunicações 5G, cadeias de suprimentos para semicondutores, computação quântica e inteligência artificial.

Eles também se comprometeram a que EUA e Japão alcancem emissões zero de carbono até 2050.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала