A empresa de defesa turca Roketsan publicou um vídeo animado no qual o novíssimo drone Akinci, que está sendo desenvolvido na Turquia, destrói um alvo parecido com o sistema móvel russo de artilharia antiaérea Pantsir-S1.
Em um vídeo animado no Twitter postado pela Roketsan, um drone turco equipado com "bombas inteligentes" MAM-T atinge um alvo semelhante ao sistema Pantsir-S1 no deserto. Antes, a Roketsan informou sobre o primeiro teste bem-sucedido dessas munições guiadas.
Göklerde özgürlüğün yeni üyesi: MAM-T! 🚀 🇹🇷
— Roketsan (@roketsan) April 22, 2021
#MAMT #Roketsan @SavunmaSanayii @Baykar_Savunma pic.twitter.com/MC0xuFXD4E
Anteriormente, a assessoria de imprensa do principal fabricante de drones turcos, a empresa Baykar, afirmou à Sputnik que a Ucrânia já comprou drones de ataque turcos Bayraktar.
Segundo disse o especialista militar Viktor Murakhovsky à Sputnik, um dos objetivos da viagem do presidente ucraniano Vladimir Zelensky à Turquia em 10 de abril poderia ter sido a tentativa de comprar drones de ataque Akinci para a Ucrânia. Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, informou que seu país vende drones de ataque à Ucrânia sem condições prévias, mas que o negócio não é dirigido contra a Rússia.
O Pantsir-S1 é um sistema móvel russo de artilharia antiaérea armado com mísseis terra-ar, produzido na cidade de Tula, Rússia. O sistema de mísseis foi desenvolvido para proteger instalações civis ou militares de ataques aéreos.