O comentário foi em resposta a uma declaração dada pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, que, na última terça-feira (27), disse que o reino queria ter boas relações com Teerã. Ao mesmo tempo, destacou que Riad estaria trabalhando com parceiros regionais e globais para encontrar uma solução para seus problemas com o Irã.
Segundo a mídia israelense, caso o Irã se envolva em conversações mais sérias para um melhor acordo nuclear, Israel expressará sua posição sobre como deveria ser o acordohttps://t.co/SJyR4W7rNZ
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 28, 2021
"Ao apresentar propostas e iniciativas para o diálogo e a cooperação na região do golfo Pérsico, incluindo o Esforço de Paz de Hormuz (HOPE), a República Islâmica do Irã foi pioneira no caminho da amizade e da cooperação regional e dá as boas-vindas à mudança de tom na Arábia Saudita", declarou hoje (29) Khatibzadeh.
Segundo o porta-voz iraniano, Irã e a Arábia Saudita, dois países importantes na região e no mundo muçulmano, podem agora começar a cooperar "para alcançar a paz regional, estabilidade e desenvolvimento por meio da adoção de abordagens construtivas e baseadas no diálogo".
Há poucos dias, órgãos de imprensa relataram a ocorrência de supostas negociações "secretas" entre Teerã e Riad. Tais conversas, entre funcionários do alto escalão dos dois governos, teriam ocorrido em Bagdá, no Iraque, sob mediação do primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, marcando a primeira reaproximação entre as duas nações desde o rompimento das relações bilaterais, em 2016.