Na sexta-feira (30), o chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, em conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs Viena como possível localização do encontro de alto nível com o presidente dos EUA, de acordo com a assessoria de imprensa do Kremlin. A conversa foi realizada por iniciativa da Áustria.
"O chanceler federal propôs considerar a candidatura de Viena como possível localização do encontro russo-americano de alto nível, se a realização [do encontro] tiver um acordo correspondente atingido", segundo o comunicado do Kremlin.
Os líderes discutiram o combate à COVID-19, de acordo com a assessoria de imprensa do Kremlin.
"Foram considerados alguns assuntos atuais das relações russo-austríacas, inclusive a interação no combate à propagação da infecção pelo coronavírus e as perspectivas da reativação do funcionamento de diferentes mecanismos da parceria bilateral”, afirmou Kremlin.
Em conversa, Putin explicou a abordagem russa da regularização da crise na Ucrânia. Putin destacou a necessidade de cumprimento completo e sem condições dos acordos de Minsk pelo governo ucraniano, afirmou Kremlin.
Kurz e Putin tocaram no assunto do caso do opositor russo Aleksei Navalny, conforme Kremlin. Além disso, o chanceler da Áustria confirmou participação em sessão do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que será realizada virtualmente, e agradeceu o convite.
O Kremlin divulgou que o presidente russo, em conversa com o chanceler austríaco, sublinhou a inadmissibilidade de intervenção externa nos assuntos inteiros da Bielorrússia.
"Discutindo a situação em tornou da Bielorrússia com o lado russo, foi destacada a inadmissibilidade de intervenção externa nos assuntos inteiros deste país", segundo comunicado.
Anteriormente, a Casa Branca informou que o presidente Biden propôs para Putin a realização de um encontro de alto nível neste verão do Hemisfério Norte, ou seja, entre julho e agosto, em um dos países europeus para discussão das relações bilaterais. O Kremlin revelou que os prazos possíveis do encontro estão sendo discutidos.