A possibilidade de encontrar Putin em junho foi comentada durante uma entrevista coletiva do presidente norte-americano. Joe Biden falava sobre o coronavírus e a campanha de vacinação nos EUA.
Em seguida, questionado sobre sua viagem para a Europa, Biden mencionou o encontro com Vladimir Putin. "Essa é a minha esperança e expectativa. Estamos trabalhando nisso", afirmou.
No início de abril, Joe Biden sugeriu em conversas telefônicas um encontro com o presidente da Rússia em um terceiro país para discutir as relações bilaterais entre Washington e Moscou.
"O presidente Biden indicou em suas conversas com o presidente Putin, e publicamente, ele acredita que tal encontro seria valioso para estabelecer melhores entendimentos entre nossos dois países e a possibilidade de colocar essa relação em um caminho mais estável e previsível", disse o assessor da Casa Branca, Jake Sullivan, na última sexta-feira (30).
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, indicou que a iniciativa do encontro foi vista de forma positiva pelo Kremlin.
Vale lembrar que, no fim de abril, a Sputnik Brasil detalhou quais temas deverão entrar em pauta na reunião entre os líderes, como o controle de armamentos nucleares e saída dos EUA do Afeganistão.
A Casa Branca e o Kremlin negociam a realização de encontro entre os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin. A Sputnik explica os motivos do encontro, o que deve ser discutido e – não menos importante – qual país deve sediar a reuniãohttps://t.co/GwK6vp5IH5
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 29, 2021