'Deram provas em guerras': Polônia se torna 1º país da OTAN a comprar drones da Turquia

© AFP 2023 / Birol BebekDrone Bayraktar TB2, fabricado na Turquia, voa na base aérea de Gecitkale, perto de Famagusta, na autoproclamada República Turca do Norte do Chipre, 16 de dezembro de 2019
Drone Bayraktar TB2, fabricado na Turquia, voa na base aérea de Gecitkale, perto de Famagusta, na autoproclamada República Turca do Norte do Chipre, 16 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2021
Nos siga no
O Ministério da Defesa da Polônia afirmou que compraria vários drones armados com projéteis antitanque da Turquia, com o país europeu se tornando o quinto a fazer tal aquisição.

Varsóvia comprará 24 drones armados da Turquia, anunciou no sábado (22) Mariusz Blaszczak, ministro da Defesa da Polônia, em declarações a uma rádio estatal polonesa.

A Polônia disporá assim de Bayraktar TB2, bem como de um pacote de logística e treinamento para esses veículos aéreos não tripulados (VANT), com o país europeu se tornando o primeiro da OTAN a comprar drones fabricados na Turquia.

Os VANT, armados com projéteis antitanque, "deram provas em guerras", e uma empresa militar polonesa faria manutenção do produto, de acordo com Blaszczak, mas não revelou mais detalhes.

O contrato não terá concurso de aquisição e será assinado durante uma visita à Turquia na próxima semana de Andrzej Duda, presidente da Polônia.

Citadas no sábado (22) pela agência britânica Reuters, as autoridades turcas afirmam que o país se tornou o quarto maior produtor de VANT, depois que Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, aumentou a produção nacional para reduzir a dependência do país de armas ocidentais.

Os drones já foram vendidos ao Azerbaijão, Ucrânia, Qatar e Líbia, tendo Erdogan dito em março que a Arábia Saudita também estava interessada em comprar os Bayraktar TB2.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала