A polícia da Alemanha informou que no mês passado um homem de 64 anos encontrou duas pinturas a óleo em lixeira em uma parada de estrada perto da cidade de Ohrenbach, no centro da Alemanha. Mais tarde, ele entregou-as à polícia na cidade de Colônia.
Uma das pinturas é um autorretrato de Pietro Bellotti (1625-1700), mostrando o pintor italiano sorrindo. O quadro é de 1665. O outro mostra um menino de chapéu vermelho pintado pelo artista holandês Samuel van Hoogstraten (1627-1678), a data é desconhecida.
Hoogstraten foi um estudante do artista holandês Rembrandt em Amsterdã e é mais conhecido por suas experiências com perspectiva, de acordo com a Galeria Nacional de Londres.
Menos se sabe sobre Bellotti. De acordo com a Galeria Canesso da Suíça, ele trabalhou para famílias proeminentes em Veneza, assim como para Fernando Maria, eleitor da Baviera, e para o governo de Milão.
A polícia de Colônia apela a quem reconhecer as obras de arte ou souber como os quadros surgiram na lixeira para entrar em contato com as autoridades.