Departamento de Estado dos EUA aprova venda de caças F-16 às Filipinas em meio a tensões com China

© AP Photo / Vadim GhirdaCaça F-16 de fabricação dos EUA na base aérea Campia Turzii, na Romênia (foto de arquivo)
Caça F-16 de fabricação dos EUA na base aérea Campia Turzii, na Romênia (foto de arquivo)  - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2021
Nos siga no
Departamento de Estado dos EUA aprovou uma série de vendas de armas para as Filipinas, incluindo, entre outros, 12 caças F-16 e equipamentos relacionados no valor de US$ 2,43 bilhões (R$ 12 bilhões), informa a Agência de Cooperação de Segurança da Defesa (DSCA, na sigla em inglês).

"O Governo das Filipinas solicitou a compra de dez aeronaves F-16C Block 70/72 [e] duas aeronaves F-16D Block 70/72", disse a DSCA nesta quinta-feira (24) em um comunicado de imprensa.

A venda dos F-16 também inclui uma longa lista de equipamentos, incluindo motores suplentes, radares de varredura eletrônica ativa (AESA, na sigla em inglês), computadores táticos, mísseis AMRAAM, e mais de duas dezenas de outros sistemas de armas, bem como apoio técnico e logístico, lê-se no comunicado.

"A venda proposta melhorará as capacidades das Filipinas de enfrentar as atuais e futuras ameaças, permitindo às Filipinas implantar aviões de combate com munições de precisão para apoiar operações de combate ao terrorismo no sul das Filipinas", indica o documento.

© AP Photo / Bullit MarquezVeículos de assalto anfíbios com tropas americanas e filipinas em exercício militar no mar do Sul da China
Departamento de Estado dos EUA aprova venda de caças F-16 às Filipinas em meio a tensões com China - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2021
Veículos de assalto anfíbios com tropas americanas e filipinas em exercício militar no mar do Sul da China

As tensões entre Manila e Pequim vêm aumentando desde que, em março deste ano, mais de 200 barcos, supostamente tripulados por milícias chinesas, entraram na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de 200 milhas das Filipinas.

A partir de então, as Filipinas têm aumentado sua presença nas zonas contestadas com a China dentro da ZEE, tendo o seu presidente, Rodrigo Duterte, já advertido que manterá as forças filipinas nestas áreas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала