China é "uma das maiores ameaças" para a liberdade e prosperidade futura da Austrália, disse o senador Matt Canavan do Partido Nacional da Austrália.
"Há três 'C' que estamos enfrentando agora: há COVID, há alterações climáticas e há China", afirmou o senador ao canal australiano Sky News Australia, adicionando que a China "é de longe a maior ameaça para nossos direitos, liberdades e prosperidade futura".
O retorno de Barnaby Joyce como o líder do Partido Nacional e vice-primeiro-ministro permitiu que a Austrália focasse nos assuntos principais, e a política da China é particularmente importante, de acordo com Canavan.
As relações entre os dois países vizinhos da região Ásia-Pacífico se tornaram muito tensas no último ano. No ano passado, a Austrália apelou para uma investigação independente do surto precoce da COVID-19 na China.
Pouco depois, a China proibiu as importações de carne de vaca de quatro grandes empresas australianas, citando preocupações de segurança. Desde então, a China acrescentou 80% em taxas sobre a cevada da Austrália, em resultado de sua investigação dos subsídios governamentais, e tarifas de até 218% sobre importações de vinho.