O protótipo da aeronave foi projetado em um ano, usando supercomputador.
O novo caça da Sukhoi pode contar com as versões monologar, bilugar ou não tripulada, segundo anúncio apresentado nesta terça-feira (20). "LTS Checkmate é um veículo de combate do futuro. Na base de uma só plataforma aérea pode-se criar uma versão não tripulada do aparelho", disse Sergei Chemezov, diretor-geral da corporação Rostec, que fabrica o novo caça.
A nova aeronave terá uma carga útil máxima de 7,4 toneladas e será capaz de atingir uma velocidade de até Mach 2.
"A carga útil máxima é de 7.400 quilos, o teto operacional é de 16,5 quilômetros, a velocidade máxima é de Mach 1,8–2, a sobrecarga operacional máxima é de oito unidades", informou a empresa.
"O avião tático leve Checkmate pode portar [...] até cinco mísseis ar-ar de diferentes alcances", explicou o chefe da Rostec.
Durante a apresentação foi revelado que o novo caça ainda contará com uma estação de radar com antenas de matriz ativa faseada, reconhecimento óptico e eletrônico circular, bem como comunicações de banda larga.
Segundo o dirigente da corporação Rostec, o caça pode agir em um grupo com drones e outras aeronaves tripuladas, conectados em um sistema único. Ele também disse que na base deste caça de quinta geração, no futuro, poderão ser criados outros veículos aéreos.
Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, o caça estará pronto daqui a quatro anos. As entregas do novo caça russo Checkmate devem começar daqui a cinco anos. Segundo o ministro, entre os compradores potenciais estão a Índia, Vietnã e vários países africanos. Por sua vez, o chefe da Rostec, Serguei Chemezov, disse que o avião pode ser encomendado por países do Oriente Médio, Ásia-Pacífico e América Latina.
De acordo com Sergei Chemezov, diretor-geral da corporação Rostec, que fabrica o novo caça, este custará entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões. Chemezov também sublinhou que o Checkmate é dotado de um motor igual ao do caça de quinta geração Su-57. O avião pode receber o nome Su-75, disse o vice-projetista principal do caça, Aleksei Bulatov.
"Denominamos isso como a realização da arquitetura aberta, que permite tornar o avião em não tripulado ou bilugar sem realizar modificações", afirmou Putin.
Putin também afirmou que "algoritmos inteligentes baseados na inteligência artificial aliviam a carga dos pilotos com operações de rotina, e eles podem se concentrar nas tarefas principais".