Após reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (27), o senador Ciro Nogueira (PP-PI), aceitou oficialmente a convocação do presidente, Jair Bolsonaro, para ser o novo ministro da Casa Civil, de acordo com o G1.
Nogueira é presidente do Partido Progressista (PP) e um dos líderes no Congresso do centrão. A reunião confirma a reforma ministerial anunciada por Bolsonaro na quarta-feira (21), conforme noticiado.
Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente @jairbolsonaro. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 27, 2021
O encontro entre o presidente e o senador deveria ter ocorrido na tarde de ontem (26), entretanto, o senador que estava no México, enfrentou problemas técnicos com o voo e a data da reunião foi alterada.
Ao que tudo indica, a ida de Ciro para Casa Civil é uma das estratégias de Bolsonaro para se fortalecer politicamente e continuar ativo na arena política mediante crescente impopularidade.
O presidente tenta estreitar seus laços com o centrão, grupo essencial para o governo ganhar votações no Congresso, e também busca melhorar a relação com o Senado, onde a CPI da Covid tem gerado desgastes para o Palácio do Planalto.
Com a confirmação, Ciro deve buscar a reconciliação com o Judiciário e se tornar um novo interlocutor entre o Executivo e o Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a mídia.