No G20, Macron responde sobre relação Brasil-França: 'Já foi melhor'

© REUTERS / Mídia AssociadaO presidente francês Emmanuel Macron dá uma entrevista coletiva no final do segundo dia de uma reunião dos líderes da União Europeia em Bruxelas, Bélgica, em 22 de outubro de 2021
O presidente francês Emmanuel Macron dá uma entrevista coletiva no final do segundo dia de uma reunião dos líderes da União Europeia em Bruxelas, Bélgica, em 22 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2021
Nos siga no
Durante evento do G20, presidente francês diz que é preciso "ter mais cooperação e ambição" para proteger a Amazônia. Questionado sobre como anda a relação entre os dois países, após silêncio, respondeu: "Já foi melhor".
Hoje (30), durante o encontro da cúpula do G20, o presidente francês, Emmanuel Macron, fez alguns comentários sobre a preservação da Amazônia e a conexão entre França e Brasil, em entrevista para o jornalista Jamil Chade do UOL.
Indagado se o Brasil está fazendo o suficiente para proteger o bioma amazônico, o presidente francês respondeu que não responsabiliza ou parabeniza ninguém, entretanto, destacou que é necessário "ser mais eficiente para combater desmatamento".
"Não vou culpar ou felicitar ninguém hoje. Acho que todos terão de ser mais eficientes para combater o desmatamento. Caso contrário, mataremos a biodiversidade e, acima de tudo, nossa capacidade de lutar contra emissões de CO2. Para mim, vamos matar o equilíbrio na região para as pessoas, por isso, é muito importante ter mais cooperação e mais ambição em termos de proteção e preservação da floresta Amazônica", afirmou Macron.
O chefe de Estado francês também declarou que pretende "ampliar a cooperação com todos os países da região para caminharmos nessa direção [da redução do desmatamento]".
© AFP 2023 / Jacques WittO presidente francês, Emmanuel Macron, ao lado do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante cúpula do G20 em 2019, no Japão.
O presidente francês, Emmanuel Macron, ao lado do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante cúpula do G20 em 2019, no Japão - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
O presidente francês, Emmanuel Macron, ao lado do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante cúpula do G20 em 2019, no Japão.
Sobre a relação França e Brasil, Macron demorou um pouco para responder à questão, e depois de um silêncio de seis segundos, disse: "Já foi melhor".
De acordo com a mídia, antes mesmo de Bolsonaro assumir a presidência, a troca de farpas entre Paris e Brasília começou.
No final de 2018, em Buenos Aires, Macron alertou que sem um compromisso ambiental por parte do Brasil, não haveria um acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала