- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia sugere ligação entre crise no Cazaquistão e retirada dos EUA do Afeganistão

© REUTERS / Ministério de Defesa da RússiaSoldados russos desembarcam de avião como parte da missão de paz da CSTO em meio aos protestos em massa nas cidades cazaques, aeródromo no Cazaquistão, 8 de janeiro de 2022
Soldados russos desembarcam de avião como parte da missão de paz da CSTO em meio aos protestos em massa nas cidades cazaques, aeródromo no Cazaquistão, 8 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2022
Nos siga no
O embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, sugeriu que a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão tem relação com os distúrbios que acontecem no Cazaquistão.
De acordo com Anatoly Antonov, a crise no Cazaquistão foi alimentada pela decisão dos EUA de se retirar do Afeganistão, permitindo que jihadistas tentassem minar a ordem constitucional do governo cazaque.
O embaixador da Rússia em Washington afirmou ainda que o país foi invadido por "radicais que manifestam ideologias desumanizadoras".

"Milhares de jihadistas e saqueadores tentaram 'minar'' a ordem constitucional. Eles usam armas contra civis", disse Anatoly Antonov nesta segunda-feira (10).

O embaixador também apelidou os protestos de uma tentativa de "revolução colorida", auxiliada por "terroristas" , além de "bandidos e ladrões".

"Eles continuam infligindo danos à propriedade pública e privada. Gostaria de observar que tudo isso está acontecendo após a fuga norte-americana do Afeganistão e o rápido desenvolvimento de ideias extremistas na região", complementou.

De acordo com informações do portal RT, Anatoly Antonov ainda condenou a prática de tratar com benevolência os "bandidos que atacam" policiais e trabalhadores médicos.
"Como você pode negociar com pessoas decapitando policiais?! Qualquer conversa com terroristas apenas os encoraja a cometer ainda mais crimes" , concluiu o embaixador russo.
Os protestos no Cazaquistão começaram no início da semana passada, quando grandes grupos de manifestantes foram às ruas para protestar contra a remoção dos controles de preços do gás liquefeito de petróleo.
De acordo com autoridades do Cazaquistão, essas manifestações foram sequestradas por terroristas e grupos do crime organizado, que saíram às ruas com armas e atacaram policiais.
Os militares norte-americanos se retiraram do Afeganistão no ano passado, em determinação do presidente dos EUA, Joe Biden.
Manifestantes perto de prédio administrativo durante protestos contra a subida do preço de gás de petróleo liquefeito pelas autoridades cazaques, em Almaty, Cazaquistão, 5 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2022
Panorama internacional
No Cazaquistão ocorreu 'ataque terrorista híbrido' com objetivo de golpe, diz secretário de Estado
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала