- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China diz que expansão da OTAN não ajudará na questão da segurança global

© REUTERS / Yves HermanOperador de câmera em frente a uma tela antes de cúpula da OTAN, no centro de imprensa em Bruxelas, Bélgica, 13 de junho de 2021
Operador de câmera em frente a uma tela antes de cúpula da OTAN, no centro de imprensa em Bruxelas, Bélgica, 13 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2022
Nos siga no
O presidente chinês, Xi Jinping, assinou anteriormente uma declaração conjunta com o presidente russo, Vladimir Putin, na qual os dois líderes instam a aliança a abandonar as "abordagens ideológicas da Guerra Fria" e a parar com a expansão do bloco.
"Trinta anos após o fim da Guerra Fria, a OTAN segue expandindo sua geografia e alcance das operações, se envolvendo em blocos políticos e confrontos. Isso não contribui para a segurança e estabilidade global", afirmou o líder chinês.
A mensagem ecoa a declaração conjunta de Putin e Xi Jinping publicada há dias, quando Pequim e Moscou apoiaram o "verdadeiro multilateralismo" e a "democratização das relações internacionais", se manifestando contra a expansão do bloco.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, em coletiva de imprensa após encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2022
Panorama internacional
Putin: Europa será levada à guerra se Ucrânia entrar à força na Crimeia como membro da OTAN
Os dois líderes ainda observaram que "se opõem à formação de estruturas de blocos fechados e campos de oposição na região Ásia-Pacífico" em meio às tentativas dos EUA de criar organizações regionais excluindo a China.
Putin e Xi Jinping enfatizaram que as duas nações procuram construir "um sistema de segurança igual, aberto e inclusivo" no Indo-Pacífico, que "não seja direcionado contra países terceiros".
Anteriormente, Moscou publicou as suas propostas de segurança, sugerindo que a OTAN deveria parar com sua expansão no Leste Europeu próximo da fronteira russa. O bloco, entretanto, recusou-se a rever suas políticas de "portas abertas".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала