- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministra das Relações Exteriores da Alemanha diz que Nord Stream 2 está suspenso

© REUTERS / Kay NietfeldAnnalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores alemã, durante entrevista coletiva com Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA (fora da foto), durante discussão da crise em torno da Ucrânia em Berlim, Alemanha, 20 de janeiro de 2022
Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores alemã, durante entrevista coletiva com Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA (fora da foto), durante discussão da crise em torno da Ucrânia em Berlim, Alemanha, 20 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2022
Nos siga no
A ministra Annalena Baerbock convocou os ministros das Relações Exteriores do G7 para discutir "a crise da Rússia" em mensagem no Twitter divulgada nesta terça-feira (22).
A ministra disse que o congelamento do processo de certificação do Nord Stream 2 é parte das sanções direcionadas à Rússia após o reconhecimento das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.

"O governo alemão também congelou o Nord Stream 2 a partir de agora. Nós sempre dissemos que o Nord Stream 2 estava em jogo. A Rússia agora violou tudo o que eles estavam prometendo quando diziam que estavam voltando para a mesa de diálogos, e agora eles têm que sentir as consequências também em relação ao Nord Stream 2", disse Baerbock nesta terça-feira (22) antes de reunião informal extraordinária dos ministros de Relações Exteriores da União Europeia sobre a situação na Ucrânia.

Além de anunciar a suspensão do Nord Stream 2, Baerbock informou que a Alemanha vai aumentar o envio de ajuda financeira para a Ucrânia nos próximos meses.

"Nós estamos em total solidariedade com a Ucrânia. Isso mostra nosso robusto apoio também em relação às sanções, mas também preparamos nas últimas semanas um apoio financeiro para a Ucrânia, e esse apoio definitivamente não só continuará, mas será aumentado ao longo dos próximos meses e assim por diante", informou Baerbock.

O líder do Comitê de Energia do Bundestag (parlamento alemão) disse que a suspensão do Nord Stream 2 "prejudica não só a Rússia, mas também a Alemanha e outros países da União Europeia".
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse lamentar o anúncio do governo alemão e afirmou que o funcionamento do gasoduto não deveria se misturar com questões políticas.

"Lamentamos [essa declaração], porque constantemente reforçamos que este projeto não tem nada a ver com política e não deveria ter. Este é um projeto puramente econômico e comercial, que, além de apenas proporcionar benefícios mútuos, pretende se tornar um elemento estabilizador para o mercado de gás na Europa", informou Peskov a repórteres nesta terça-feira (22).

A ministra Annalena Baerbock convocou os ministros das Relações Exteriores do G7 para discutir "a crise da Rússia" em mensagem no Twitter divulgada nesta terça-feira (22).
Hoje a Ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock convocou os ministros das Relações Exteriores do G7. O G7 continua a coordenar de perto a crise da Rússia.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, disse que os ministros do G7 concordaram em enviar sanções à Rússia. De acordo com a Reuters, a declaração do diplomata japonês foi dada após ligação entre seus homônimos do G7, que condenam o reconhecimento das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk por parte do governo russo e consideram o movimento como uma violação do direito de soberania territorial da Ucrânia.
O chefe da política externa da União Europeia, Josep Borrell, confirmou que as sanções vão afetar todos os membros da Duma que votaram pelo reconhecimento das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.
Bandeiras do Reino Unido e da União Europeia (esta no fundo) fora das Casas do Parlamento em Londres, Inglaterra, Reino Unido, 9 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2022
Panorama internacional
Reino Unido anuncia sanções contra Rússia e diz que continuará apoiando militarmente a Ucrânia
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, deu uma declaração nesta terça-feira (22) dizendo que recebeu garantias de que existe um consenso entre os países da União Europeia sobre a aplicação de sanções à Rússia. Kuleba afirmou que também vai continuar as conversas com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sobre sanções possivelmente aplicadas pelo governo norte-americano.
O ministro disse ainda que a relação diplomática com a Rússia já estava em seu pior momento e que agora, cortar os laços diplomáticos com o governo russo faz parte dos interesses da Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала