- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.
Militar das Forças Armadas da Rússia em veículo blindado na Crimeia, perto da fronteira com a Ucrânia, 2 de março de 2022 - Sputnik Brasil

Operação especial da Rússia na Ucrânia: dia 9

Nos siga no
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia".
Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalalções da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades. Os militares russos também organizam corredores humanitários para população civil que foge da violência dos neonazistas e nacionalistas.
Enquanto isso, já foram realizadas duas rodadas de negociações entre Moscou e Kiev, por enquanto sem resultados significativos.
Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
01:49 05.03.2022
Participantes de marcha nacionalista dedicada ao 76º aniversário do Exército Insurgente da Ucrânia (organização extremista proibida na Rússia), em Kiev. - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2022
Panorama internacional
Ex-premiê da Ucrânia duvida que Zelensky possa controlar os radicais em seu país
00:01 05.03.2022
Cingapura anuncia sanções econômicas contra a Rússia
O governo e o Banco Central de Cingapura não investirão em novos títulos do governo e do Banco Central da Rússia. Além disso, Cingapura proibiu suas instituições financeiras de realizar operações que ajudariam a levantar capital em Moscou e vetou o fornecimento de todos os bens militares, eletrônicos e computadores às empresas russas.
21:17 04.03.2022
Samsung suspende vendas de celulares e chips para a Rússia, diz mídia
A sul-coreana Samsung decidiu suspender as exportações de todos os seus produtos, incluindo smartphones e chips, para a Rússia devido à operação militar especial na Ucrânia.
"Nossos pensamentos estão com todos que foram afetados e nossa prioridade é garantir a segurança de todos os nossos funcionários e suas famílias", disse a empresa segundo comunicado publicado pela Bloomberg News.
20:37 04.03.2022
CNN interrompe atividades na Rússia
Pronunciamento da CNN após a aprovação da nova lei russa [que proíbe a desinformação sobre a operação militar especial na Ucrânia]
20:23 04.03.2022
Presidente finlandês se diz pronto para discutir possível adesão do país à OTAN
19:55 04.03.2022
Bloomberg diz que vai suspender temporariamente o trabalho de seus jornalistas na Rússia
A mídia norte-americana Bloomberg News disse que suspenderá temporariamente o trabalho de seus jornalistas na Rússia. após o presidente Vladimir Putin assinar uma lei para criminalizar a disseminação de desinformação sobre os militares russos.

A CNN e a BBC do Reino Unido fizeram anúncios semelhantes no início do dia.
19:53 04.03.2022
Zelensky chama cúpula da OTAN de 'fraca' após pedido de 'zona de voo' ser rejeitado
Durante uma mensagem de vídeo publicada nas redes sociais, Vladimir Zelensky criticou as recentes decisões da OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte) e classificou a cúpula da aliança militar como "fraca".
"Uma cúpula da OTAN ocorreu hoje [4]. Foi uma cúpula fraca, uma cúpula confusa, uma cúpula que mostra que nem todos consideram a luta pela liberdade na Europa o objetivo número um", disse Zelensky na sexta-feira [4].
19:50 04.03.2022
Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, durante reunião conjunta dos ministros das Relações Exteriores e da Defesa, e secretários dos Conselhos de Segurança da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) em Dushanbe, Tajiquistão - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2022
Panorama internacional
Em ligação, Shoigu garante a Guterres da ONU que Rússia respeita direito humanitário em sua operação
16:20 04.03.2022
Facebook diz que fará o possível para restabelecer serviço na Rússia
15:46 04.03.2022
Ministro da Defesa da Rússia denuncia ações de neonazistas ucranianos ao secretário-geral da ONU
Nacionalistas ucranianos e unidades neonazistas da Ucrânia estão utilizando civis como escudo durante a operação especial russa, afirmou nesta sexta-feira (4) o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, em conversa com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
15:36 04.03.2022
UE pode endurecer sanções financeiras contra a Rússia, diz Borrell
Segundo o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, o bloco estaria considerando, por exemplo, cortar mais bancos russos do sistema SWIFT.
15:10 04.03.2022
Agência reguladora decide bloquear o Facebook na Rússia
O Serviço Federal de Vigilância na Área das Comunicações, Tecnologias da Informação e Mass Media da Rússia, o Roskomnadzor, decidiu bloquear o acesso à rede social Facebook no país em resposta à restrição de acesso à mídia nacional.
"Em 4 de março de 2022, foi decidido bloquear o acesso à rede Facebook (de propriedade da Media Platforms, Inc.) no território da Rússia", disse o Roskomnadzor.
14:22 04.03.2022
Cogent Communications informa companhias da Rússia sobre fim de conexões no país, diz mídia
A Cogent Communications emitiu uma carta informando às empresas russas que a empresa está encerrando as conexões de Internet na Rússia, informou o Washington Post nesta sexta-feira (4).
14:01 04.03.2022
Grupos neonazistas representam a principal ameaça na Ucrânia, diz Kremlin
Durante uma conversa telefônica entre o presidente russo Vladimir Putin e o chanceler alemão Olaf Scholz, foi enfatizado que o principal perigo na Ucrânia vem das formações militares neonazistas, disse o Kremlin nesta sexta-feira (4).
"Enfatizou-se que o principal perigo vem de unidades militares neonazistas, que cometem vários crimes de guerra, usando métodos terroristas, implantando armas de ataque em áreas residenciais, escondendo-se cinicamente atrás da população civil. Ao mesmo tempo, Kiev não cumpre suas promessas de acabar com essa barbárie. Nos últimos dias, esses casos estão aumentando."
12:49 04.03.2022
Vladimir Putin e Olaf Scholz discutem agora situação na Ucrânia, informa Kremlin
Em conversa com Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, Vladimir Putin, presidente da Rússia, sublinhou que está sendo detectada uma presença cada vez maior de mercenários de países terceiros, segundo o serviço de imprensa do Kremlin.
"Detectamos cada vez mais o aparecimento de mercenários de países terceiros, incluindo da Albânia e Croácia, militantes kosovares, e até jihadistas com experiência em ações de combate na Síria", indica o governo russo.
Olaf Scholz e Vladimir Putin em perfis  - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2022
Panorama internacional
Em conversa com Scholz, Putin descreve abordagens da operação especial para proteger Donbass
12:45 04.03.2022
Deputado da oposição ucraniana afirma que Zelensky fugiu para a Polônia e está se escondendo na embaixada dos EUA
12:35 04.03.2022
Alto funcionário dos EUA afirma que governo norte-americano não reconhece nenhum vazamento radioativo na usina nuclear de Zaporozhie, na Ucrânia
12:23 04.03.2022
Países-membros da OTAN estão enviando terroristas para lutar na Ucrânia, diz Serviço de Inteligência da Rússia
A Inteligência russa considera que a Polônia tenha se transformado em um "polo logístico" para o fornecimento de armas e soldados para a Ucrânia, incluindo do Oriente Médio.
Terroristas preparados para atacar Donbass foram treinados na base de Al-Tanf, na Síria, que é controlada pelos Estados Unidos.
A maioria dos militantes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em muitos outros países), treinados na Síria para serem enviados a Donbass, foi destruída no âmbito da operação especial russa.
Forças democráticas sírias e soldados americanos estão perto da prisão que foi atacada pelos militantes islâmicos Stete em Hassakeh, Síria, terça-feira, 8 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2022
Panorama internacional
Países da OTAN estão enviando terroristas estrangeiros para a Ucrânia, diz Inteligência russa
12:16 04.03.2022
Departamento de Comércio dos EUA impõe controle de exportação a 91 entidades do setor de refino de petróleo relacionadas à esfera militar russa
11:55 04.03.2022
Defesa russa: nacionalistas ucranianos preparam provocação em Kharkov com participação de jornalistas do Ocidente
Segundo o ministério, o objetivo da provocação é atrair fogo da artilharia russa contra áreas residenciais de Kharkov. Planeja-se gravar tudo com posterior transferência de vídeos aos jornalistas ocidentais.
Militar junto de tanque das Forças Armadas da Ucrânia em Andreevka, República Popular de Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2022
Panorama internacional
Defesa russa: nacionalistas da Ucrânia preparam provocação em Carcóvia com ajuda da mídia ocidental
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала