Milhares de artefatos de 6 diferentes períodos são encontrados em sítio arqueológico turco (FOTOS)
CC BY 2.0 / Brad Flickinger / Arqueologia
Nos siga no
As descobertas foram feitas no monte Seyitomer, no noroeste da Turquia, no decorrer de três décadas de escavações.
De acordo com reportagem do Daily Sabah, citando informações da agência Anadolu, cerca de 14.500 relíquias foram encontradas no sítio arqueológico do monte Seyitomer, na província turca de Kutahya, desde o início das expedições em 1989.
O diretor provincial de Cultura e Turismo, Zekeriya Unal, informou que nos últimos 33 anos arqueólogos exploraram a preciosa região, que remonta ao século III a.C. Originalmente, o monte tinha 26 metros de altura, 140 metros de largura e 150 metros de comprimento.
❝Seyitömer Höyüğü'nde 33 yıl önce başlayan ve belirli dönemlerde yürütülen kazılar neticesinde yaklaşık 14 bin 500 eser gün yüzüne çıkarıldı❞
— ANADOLU AJANSI (@anadoluajansi) March 18, 2022
Kütahya'daki höyükten çıkarılan binlerce eser Anadolu arkeolojisine kazandırıldı https://t.co/NoTlW0DkMs pic.twitter.com/WYim49L1YL
Entre as relíquias encontradas pelos arqueólogos estão diversos estilos de vasos, ornamentos e esculturas construídas em barro.
Os trabalhos na região foram realizados por diferentes equipes, mas desde 2019 vêm sendo liderados por especialistas da diretoria do Museu de Kutahya. Entre 2006 e 2014 o projeto foi liderado pela Universidade de Kutahya, com o envolvimento de arqueólogos, professores e estudantes.
İl Kültür ve Turizm Müdürü Zekeriya Ünal, "Seyitömer Höyüğü'nde 33 yıl önce başlayan ve belirli dönemlerde yürütülen kazılar neticesinde yaklaşık 14 bin 500 eser gün yüzüne çıkarıldı." dedi. pic.twitter.com/WLIDenmW2o
— arkeolojihaber ® (@arkeolojihaber) March 18, 2022
Por conta dos extensos trabalhos realizados através dos anos na região, foi possível registrar artefatos de seis diferentes períodos: as eras romana e helenística, Idade do Ferro, Idade do Bronze Média e o terceiro e segundo períodos do início da Idade do Bronze.
Unal anunciou que a exposição de parte dos cerca de 14.500 objetos encontrados em Seyitomer será realizada no Museu de Minas e Arqueologia, que ainda está em construção.