- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula tem 40% das intenções de voto, e Bolsonaro, 32%, aponta pesquisa

© REUTERS / Rodolfo BuhrerO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento do Partido dos Trabalhadores (PT) em Curitiba, no Brasil, em 18 de março de 2022.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento do Partido dos Trabalhadores (PT) em Curitiba, no Brasil, em 18 de março de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2022
Nos siga no
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente na corrida presidencial em todos os cenários de primeiro turno, segundo projetou o Instituto Paraná Pesquisas em levantamento divulgado nesta quarta-feira (5).
Na pesquisa estimulada (quando uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados), o petista tem 40,1% das intenções de voto.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar, com 32,7%.
Encontro partidário PT reúne o ex Presidente Lula, 30 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2022
Notícias do Brasil
Lula afirma que bloqueio contra Rússia 'é arma de guerra tão poderosa quanto bomba atômica'
Em um possível segundo turno entre os dois, Lula seria o vencedor segundo a projeção.
As entrevistas foram feitas considerando o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) dentro da disputa. Em terceiro lugar nas intenções, ele ganhou 7,1% de respostas dos consultados.
Na semana passada, Moro trocou de partido e chegou a anunciar que não concorreria à Presidência da República. No entanto, ele próprio voltou atrás no dia seguinte.
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento com mulheres de movimentos sociais em São Paulo, 10 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2022
Notícias do Brasil
Lula: 'Papel dos militares não é puxar saco do Bolsonaro'
Uma ala do União Brasil, seu novo partido, chegou a formular um pedido de impugnação da sua filiação, mas voltou atrás após negociações do presidente da sigla, Luciano Bivar, que posteriormente sinalizou que uma eventual candidatura do ex-juiz ocorreria regionalmente pelo estado de São Paulo.
Tecnicamente empatado com Moro, Ciro Gomes (PDT) aparece em quarto lugar, com 5,2% das intenções.
Em seguida vêm João Doria (PSDB), com 2,3%; André Janones (Avante), com 1,1%; Simone Tebet (MDB), que tem 0,6%; e Luiz Felipe D'Ávila (Novo), que soma 0,1% — todos tecnicamente empatados quando considerada a margem de erro percentual para mais ou para menos.
Ex-PM Adriano da Nóbrega, assassinado na Bahia em fevereiro de 2020. - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2022
Notícias do Brasil
Escuta revela que Planalto teria oferecido cargos pela morte de ex-PM ligado ao clã Bolsonaro

Pesquisa Ipespe

Mais cedo, outro levantamento projetou os cenários da disputa presidencial. Encomendada pela XP Investimentos, a pesquisa Ipespe tirou Sergio Moro da corrida — o que conferiu um aumento de quatro pontos percentuais a Jair Bolsonaro.
Ainda assim, o ex-presidente Lula aparece como líder nas intenções de voto, com 44% do total na pesquisa estimulada. Bolsonaro, por sua vez, detém 30%.
Ciro Gomes aparece em terceiro nesse cenário, com 9% das intenções. Há empate técnico entre ele e João Doria, que vem logo depois, com 3%.
Lula, entretanto, ganha de todos os candidatos nos cenários de segundo turno. Contra Bolsonaro, o petista acumula 53% das intenções, enquanto o atual presidente tem 33% das respostas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала