- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Paquistão faz oferta à Índia para terminar com disputa territorial envolvendo Jammu e Caxemira

© AP Photo / Dar YasinSoldado paramilitar durante confinamento em Srinagar, Caxemira, controlada pela Índia, 25 de março de 2020
Soldado paramilitar durante confinamento em Srinagar, Caxemira, controlada pela Índia, 25 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2022
Nos siga no
O novo primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, pede que a disputa de longa data entre Jammu e Caxemira seja finalmente resolvida evocando sentimento de cooperação com a Índia.
O novo primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, pediu a seu colega indiano, Narendra Modi, que finalmente resolva a longa disputa sobre as regiões de Jammu e Caxemira, bem como outros problemas que assolam a relação entre Islamabad e Nova Deli.
"Acreditamos que os laços pacíficos e cooperativos entre o Paquistão e a Índia são imperativos para o progresso e a elevação socioeconômica de nosso povo e da região", apontou Sharif em mensagem, no domingo (16), divulgada pelo jornal paquistanês Dawn.
Para levar os laços a esse nível, é necessário "engajamento significativo e resolução pacífica de todas as disputas pendentes, incluindo a questão central de Jammu e Caxemira", disse Sharif.
O premiê insistiu que o Paquistão estava "comprometido com a manutenção da paz regional", acrescentando que a contribuição de Islamabad para combater o terrorismo era "bem conhecida e reconhecida globalmente".
Ao longo dos anos, Islamabad e Nova Deli trocaram acusações de apoiar grupos terroristas no território um do outro, para que pudessem prejudicar o estado vizinho.
Líder da oposição Shehbaz Sharif fala com jornalistas na Suprema Corte do Paquistão em Islamabad, Paquistão, 7 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2022
Panorama internacional
Candidato de oposição Shehbaz Sharif é eleito novo premiê do Paquistão
Paquistão e Índia, que são potências nucleares, devem melhorar a segurança regional juntos e trabalhar em conjunto para o "progresso e prosperidade de nosso povo", afirmou o primeiro-ministro.
Há uma semana, Modi parabenizou Sharif por se tornar o chefe do governo paquistanês, dizendo que a Índia estava interessada em "paz e estabilidade em uma região livre do terror, para que possamos nos concentrar em nossos desafios de desenvolvimento e garantir o bem-estar e prosperidade do nosso povo".
Alguns relatos na mídia indiana sugerem que os lados estão trabalhando para organizar uma reunião entre Modi e Sharif durante a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) no Uzbequistão, em julho.
Sharif foi aprovado como primeiro-ministro em 11 de abril, depois que seu antecessor Imran Khan foi deposto por voto de desconfiança. Khan acusou seus oponentes políticos de conspirarem com os EUA para derrubá-lo.
A Caxemira tem sido motivo de discórdia entre a Índia e o Paquistão há décadas, já que ambos os países reivindicam a região como seu próprio território, mas controlam apenas partes dele. Os vizinhos já travaram duas guerras pela terra disputada nas décadas de 1940 e 1960. Eles também evitaram por pouco um grande conflito no início de 2021, com as tensões na região permanecendo altas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала