- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan declara que primeiro-ministro da Grécia 'não existe mais' para ele

© AFP 2023 / Adem AltanRecep Tayyip Erdogan, presidente turco, dá discurso no Parlamento do país em Ancara, Turquia, 18 de maio de 2022
Recep Tayyip Erdogan, presidente turco, dá discurso no Parlamento do país em Ancara, Turquia, 18 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2022
Nos siga no
O líder turco expressou desagrado com Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro grego, que falou no Congresso dos EUA exortando a legislatura americana a não vender armas a Ancara.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, atacou na segunda-feira (24) Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro da Grécia, o qual acusou de antagonizar Ancara.
"Para mim não existe mais um Mitsotakis assim. Nunca concordarei em ter tal reunião com ele, porque só trilhamos o mesmo caminho que os políticos que cumprem suas promessas, têm caráter e são honráveis", disse o alto responsável turco em um discurso televisionado após sua reunião de gabinete.
Kyriakos Mitsotakis (à esquerda) e Recep Tayyip Erdogan (à direita), presidentes da Grécia e da Turquia, respetivamente, durante encontro em Istambul, Turquia, 13 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2022
Panorama internacional
Turquia recusa participar de exercícios militares da OTAN em meio a desacordos com a Grécia
Durante visita aos EUA na semana passada, Mitsotakis instou o Congresso do país a não vender equipamentos militares à Turquia, argumentando que a medida só fomentaria a instabilidade na região.
"Tínhamos concordado com ele em não incluir países terceiros em nossa disputa. Apesar disso, na semana passada ele visitou os EUA e falou no Congresso, e os advertiu para não nos dar os F-16", disse Erdogan, acrescentando que Washington muito provavelmente tomará por si só a decisão sobre a venda dos aviões à Turquia, "sem a necessidade de consultar o primeiro-ministro grego".
Erdogan criticou também Atenas por estabelecer bases militares em seu território, que ele acredita serem dirigidas contra a Turquia.
"Existem atualmente dez bases na Grécia. Por que essas bases estão sendo criadas na Grécia? Contra quem? No momento, a Grécia deve € 400 bilhões [R$ 2,06 trilhões] aos países europeus", questionou ele.
O líder turco ainda acusou a Grécia de abrigar seguidores do clérigo Fethullah Gulen, que Ancara considera o "cérebro" do golpe militar fracassado em 2016. O movimento de Gulen é chamado de terrorista pelas autoridades turcas.
Como resultado, Erdogan anunciou o cancelamento de uma reunião-chave sobre cooperação estratégica entre os dois países, que estava marcada para o final deste ano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала