Coreia do Sul e EUA lançam mísseis em resposta a testes da Coreia do Norte, diz mídia
19:28 05.06.2022 (atualizado: 20:00 05.06.2022)
© AFP 2023 / Jung Yeon-jeHomem observa noticiário sobre lançamento de míssil balístico da Coreia do Norte, em estação ferroviária de Seul, na Coreia do Sul, em 7 de maio de 2022 (foto de arquivo)
© AFP 2023 / Jung Yeon-je
Nos siga no
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul anunciou que o país e os Estados Unidos lançaram mísseis, neste domingo (5), em resposta aos recentes testes realizados pela Coreia do Norte.
De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando uma autoridade, os países teriam efetuado o lançamento de oito mísseis.
Segundo a Coreia do Sul, esta é exatamente quantidade de projéteis disparados no teste da Coreia do Norte neste sábado (4). Foram oito mísseis balísticos de curto alcance lançados em direção ao mar do Japão (também conhecido como mar do Leste).
O exercício norte-coreano, que durou cerca de 30 minutos, foi realizado um dia após a Coreia do Sul e os Estados Unidos promoverem manobras militares conjuntas com porta-aviões americanos.
© AFP 2023 / KCNA / KNS / HandoutKim Jong-un, líder norte-coreano, durante reunião do Politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia, na sede do Comitê Central do partido, em Pyongyang, na Coreia do Norte, em 21 de maio de 2022
Kim Jong-un, líder norte-coreano, durante reunião do Politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia, na sede do Comitê Central do partido, em Pyongyang, na Coreia do Norte, em 21 de maio de 2022. Foto de arquivo
© AFP 2023 / KCNA / KNS / Handout
A Coreia do Norte realiza testes dessa natureza com frequência ao longo dos últimos anos. Os lançamentos são motivo de tensões na região, principalmente com a vizinha Coreia do Sul e com o Japão. Ambos os países condenaram lançamentos semelhantes em diversas oportunidades anteriores.
Recentemente, os Estados Unidos também emitiram posição condenando lançamentos de mísseis da Coreia do Norte e pediram a Pyongyang que interrompa o que classificaram como "provocações".
O teste anterior da Coreia do Norte havia ocorrido em 25 de maio, quando um possível míssil balístico intercontinental e dois mísseis balísticos de curto alcance foram lançados pelo país na região.