- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: EUA se recusam a suspender sanções ainda que ponham em risco abastecimento alimentar mundial

© AP Photo / Alexei NikolskyPresidente russo, Vladimir Putin dirige uma colheitadeira através de um campo de milho enquanto visita uma fazenda perto de Stavropol, cerca de 1.200 km ao sul de Moscou, em 25 de outubro de 2011 (foto de arquivo)
Presidente russo, Vladimir Putin dirige uma colheitadeira através de um campo de milho enquanto visita uma fazenda perto de Stavropol, cerca de 1.200 km ao sul de Moscou, em 25 de outubro de 2011 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2022
Nos siga no
Os Estados Unidos não suspenderão as sanções impostas à Rússia para ajudar nas exportações de grãos da Ucrânia.
As informações foram veiculadas pelo site Politico neste domingo (5), citando fontes familiarizadas com o assunto.
Uma autoridade dos EUA disse que os pedidos de Moscou pelo afrouxamento das sanções em meio à iminente crise global de alimentos constituem uma "diplomacia de extorsão".
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo, participa de reunião diplomática em Moscou, na Rússia, em 4 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2022
Panorama internacional
Países fecham espaço aéreo para avião de Lavrov e impedem chegada de delegação russa à Sérvia
Segundo o funcionário, Washington não vai concordar com um acordo relacionado à exportação de grãos que envolva a supressão das sanções impostas à Rússia.
Outro funcionário da ONU disse ao Politico no domingo (5) que as propostas de Moscou estão "complicando" as negociações "frágeis" que as Nações Unidas estão mantendo com a Rússia.
Autoridades dos EUA estariam, agora, acompanhando de perto as negociações, bem como as conversas separadas da Rússia com a Turquia sobre a passagem segura dos grãos ucranianos, disse o site.
Grãos de trigo (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2022
Panorama internacional
Crise de abastecimento: após declaração de Putin, preços dos grãos caem para patamar de abril
A Ucrânia e a Rússia respondem por quase um terço da produção mundial de trigo e cevada, alé, de metade do óleo de girassol.
O Ocidente acusou a Rússia de interromper as exportações de grãos da Ucrânia. A Rússia rejeitou repetidamente essa alegação, enfatizando que os portos marítimos serão reabertos assim que as minas navais ucranianas forem liberadas.
Na sexta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que não havia obstáculos à exportação de grãos da Ucrânia. Os navios que transportam trigo poderão deixar o mar Negro sem problemas, desde que Kiev limpe os portos ucranianos de minas.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante videoconferência sobre a situação dos mercados do petróleo e do gás, 14 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2022
Panorama internacional
Rússia deve colher maior safra de trigo de todos os tempos, diz Putin
Na semana passada, Putin disse ao primeiro-ministro italiano Mario Draghi em um telefonema que a Rússia estava pronta para contribuir significativamente para superar a crise alimentar global por meio da exportação de grãos e fertilizantes, desde que o Ocidente remova as restrições politicamente motivadas.
O líder russo salientou ainda que a situação no setor alimentar se agravou devido às sanções impostas à Rússia pelos Estados Unidos e pela União Europeia pela operação militar especial na Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала