DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descoberta a origem da Peste Negra

© AP Photo / Eraldo PeresManifestante usa máscara de pássaro preto, simbolizando a peste negra, em Brasília, 1º de março de 2021
Manifestante usa máscara de pássaro preto, simbolizando a peste negra, em Brasília, 1º de março de 2021  - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2022
Nos siga no
Cientistas na Europa dizem ter identificado as origens da Peste Negra, uma praga bacteriana que dizimou metade da população do continente no século 14.
O trabalho do historiador Phil Slavin, da Universidade de Stirling, na Escócia, sugeriu que o surgimento da doença pode estar ligado a uma onda incomum de mortes em uma cidade da Ásia Central entre 1338 e 1339.
Pesquisadores examinaram o DNA de corpos encontrados na região e encontraram impressões digitais genéticas da bactéria Yersinia pestis em indivíduos que haviam sido enterrados perto do lago Issyk Kul, no que hoje é o Quirguistão.
As descobertas contrariam outras teorias de que a doença pode ter surgido pela primeira vez na China.
© AP Photo / Lefteris PitarakisCientista observa esqueleto de vítima da Peste Negra na Grã Bretanha.
Cientista observa esqueleto de vítima da Peste Negra na Grã Bretanha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2022
Cientista observa esqueleto de vítima da Peste Negra na Grã Bretanha.. Foto de arquivo
Em um artigo publicado nesta quarta-feira (15) na revista Nature, os pesquisadores detalham como a impressão digital revela que a cepa que devastou a antiga comunidade comercial de Issyk Kul foi a precursora de muitas outras que surgiram na época.
"Descobrimos que as cepas antigas do Quirguistão estão posicionadas exatamente no nó desse grande evento de diversificação", disse Maria Spyrou, pesquisadora e principal autora do relatório.
"Em outras palavras, encontramos a cepa de origem da Peste Negra e até sabemos sua data exata, 1338", acrescentou.
Sabe-se que a doença, que é transmitida por ratos e suas pulgas, acabou chegando ao porto siciliano de Messina em navios comerciais que chegaram do Mar Negro em 1347.
A Peste Negra foi a onda inicial de uma pandemia de quase 500 anos. Em apenas oito anos, de 1346 a 1353, matou até 60% da população da Europa, Oriente Médio e África, segundo estimativas.
Representação abstrata do vírus causador da varíola dos macacos (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2022
Panorama internacional
Varíola dos macacos: Argentina registra 1º caso da doença na América Latina
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала