- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia será declarada uma ameaça no novo Conceito Estratégico da OTAN, diz Stoltenberg

© AP Photo / Kenzo TribouillardSecretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg fala com jornalistas à chegada para a cúpula da OTAN em Bruxelas, 14 de junho de 2021
Secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg fala com jornalistas à chegada para a cúpula da OTAN em Bruxelas, 14 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2022
Nos siga no
Os participantes da próxima cúpula da OTAN em Madri, que ocorrerá no final de junho, declararão que a Rússia é "uma ameaça à paz e à estabilidade" no novo Conceito Estratégico da Aliança que deverá ser adotado na cúpula, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg.
O Conceito Estratégico da Aliança é o documento-chave do bloco, no qual os países-membros reafirmam os valores e o objetivo da OTAN, fornecem uma avaliação coletiva do ambiente de segurança, definem desafios de segurança e medidas para os enfrentar, delineando orientações para o futuro desenvolvimento político e militar da Aliança.

"Declararemos que a Rússia não é mais um parceiro, mas uma ameaça à nossa segurança, à paz e à estabilidade", disse Stoltenberg em uma entrevista ao jornal alemão Bild.

De acordo com ele, o novo conceito estratégico da OTAN também mencionará a China, cuja ascensão é um desafio aos interesses, valores e segurança do bloco.
O presidente francês, Emmanuel Macron, participa de encontro no Palácio do Eliseu, em Paris, em 3 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2022
Panorama internacional
Ocidente concordou em não fornecer aviões de combate e tanques à Ucrânia, diz Macron
Em 26 de maio, Stoltenberg anunciou que a nova estratégia da OTAN não consideraria a Rússia como um parceiro estratégico. Moscou é designada como parceiro estratégico na atual estratégia da Aliança adotada em 2010.
Moscou tem repetidamente afirmado que a OTAN é uma aliança que visa o confronto. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse no início de abril que a expansão do bloco para leste é de natureza agressiva e não tornará a Europa mais segura.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала