Zelensky reclama que Ucrânia não recebe muita assistência de Israel
© AP Photo / Efrem LukatskyPresidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante coletiva de imprensa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel (fora da foto), em Kiev, 20 de abril de 2022
© AP Photo / Efrem Lukatsky
Nos siga no
Vladimir Zelensky, ao discursar em formato de videoconferência com estudantes israelenses, reclamou que a Ucrânia não recebe bastante assistência militar de Israel em questões armamentistas, bem como no fortalecimento das sanções contra a Rússia.
"Queríamos mais apoio por parte de suas autoridades. Por exemplo, Luxemburgo, um país pequeno em termos geográficos, nos forneceu um apoio no valor de 15% de seu próprio orçamento militar. Os Países Bálticos nos enviaram as armas necessárias. E Israel, o quê? Queríamos escrever algo na coluna com o nome de seu país nas tabelas em que se indica a assistência a nosso Exército que já recebemos. Queríamos escrever algo lá", disse Zelensky durante sua videoconferência com estudantes israelenses.
Zelensky lembrou que Israel suspendeu o regime de isenção de vistos com a Ucrânia.
"Sanções [...] muitos países estão lutando conosco contra a agressão russa, mas ainda não testemunhamos Israel se juntando ao regime de sanções. Quando se trata da maioria dos pontos de Israel em relação à Ucrânia, não tenho nada a dizer", acrescentou.
Os países ocidentais impuseram sanções contra a Rússia por causa da operação militar na Ucrânia. O presidente russo Vladimir Putin tem salientado várias vezes que a política de contenção e enfraquecimento da Rússia é a estratégia do Ocidente a longo prazo, e as sanções prejudicam de forma séria toda a economia mundial.