Moldávia fornecerá corredor europeu de transporte de cargas da Ucrânia através de seu território
© Sputnik / Rodion Proka / Acessar o banco de imagensBandeiras nacionais da Moldávia e da União Europeia em uma coletiva em Chisinau da presidente moldava Maia Sandu sobre a concessão à Moldávia do status de país candidato ao ingresso na União Europeia
© Sputnik / Rodion Proka
/ Nos siga no
A Moldávia fornecerá um corredor para o transporte de mercadorias da Ucrânia para a Europa, disse a presidente Maia Sandu nesta segunda-feira (27), após a reunião com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
"Abrimos nossos corações e lares para os cidadãos [ucranianos] que foram forçados a sair e encontrar refúgio e continuaremos ajudando os necessitados. Eu disse ao presidente [ucraniano] Zelensky que também fortaleceremos a capacidade de transporte e trânsito da Moldávia para organizar corredores de carga de e para a Ucrânia", escreveu Sandu em sua conta no Twitter.
We opened our hearts & homes to 🇺🇦citizens who were forced to leave & find refuge & we’ll continue helping those in need. I told🇺🇦President @ZelenskyyUa that we will also strengthen #Moldova’s transport & transit capacity in order to organize freight corridors to & from #Ukraine. pic.twitter.com/luCGxNB0Ia
— Maia Sandu (@sandumaiamd) June 27, 2022
A presidente moldava observou que os países concordaram em cooperar nos campos econômico e energético, bem como nas próximas etapas dos processos de integração da UE.
Além disso, Zelensky especificou que as partes também discutiram questões de segurança e, em particular, expressaram gratidão a Sandu por enviar esquadrões antibombas da Moldávia para a Ucrânia.
Na semana passada, os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) aprovaram a concessão da Ucrânia e da Moldávia como candidatos à adesão ao bloco europeu.