- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia rompe 2 acordos com Rússia no âmbito da segurança nuclear

© Sputnik / Konstantin MikhailchevskyUsina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022
Usina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Nos siga no
O governo ucraniano rescindiu dois acordos com a Rússia no âmbito da energia nuclear, informou a entidade ucraniana responsável.

"A Inspeção Nacional de Regulamentação Nuclear da Ucrânia cessou vários acordos com a Rússia no âmbito da segurança nuclear", comunicou a entidade nas redes sociais.

O serviço especificou que é rescindido o acordo de cooperação de 1996 entre o Ministério da Proteção Ambiental e Segurança Nuclear ucraniano e o Serviço Federal de Segurança Nuclear russo, que determinava a supervisão da segurança nuclear das usinas atômicas do país por parte da Rússia.
O segundo acordo, assinado em 2002, referia-se à troca de informação em relação ao controle da segurança.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia foi informado sobre o rompimento dos acordos internacionais, tendo o respectivo decreto sido assinado em 24 de junho.
A Ucrânia possui cinco usinas nucleares, quatro delas estão em funcionamento. A quinta é a usina de Chernobyl, na fronteira com Belarus.
Militares do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla ucraniana) entram em um prédio durante uma operação para prender supostos colaboradores russos em Carcóvia, na Ucrânia, em 14 de abril de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2022
Panorama internacional
Rede secreta de espiões dos EUA e aliados fornecem armas e inteligência à Ucrânia, revela NYT
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала