Itamaraty envia embaixador do Brasil na Ucrânia de volta para Kiev
© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilPalácio Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF)
© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Nos siga no
Pasta disse que está atenta à evolução do conflito e pronta para retomar eventuais medidas emergenciais que se façam necessárias.
Nesta quarta-feira (27), o Itamaraty enviou o embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, de volta a Kiev para exercer as suas funções presencialmente na capital mesmo com o conflito em curso, segundo o jornal Valor Econômico.
De acordo com a mídia, a Embaixada do Brasil em território ucraniano permaneceu aberta desde o início da operação russa, no dia 24 de fevereiro, mas depois de concluída a evacuação de brasileiros que desejaram deixar o país, foram encerrados os trabalhos dos postos de atendimento consular que haviam sido temporariamente instalados nas cidades de Chisinau, na Moldávia, Kosice, na Eslováquia, além de Lvov e de Chernovtsy na Ucrânia.
"O Itamaraty segue atento à evolução do conflito e está pronto a retomar eventuais medidas emergenciais de atendimento a cidadãos brasileiros que se façam necessárias", informou a assessoria de imprensa da pasta.
Nos últimos cinco meses, cerca de 250 brasileiros foram atendidos pela representação do Ministério das Relações Exteriores na região, em especial para emissão de documentos e travessia da fronteira.