Foguete da China cai no oceano Índico (VÍDEO)
22:12 30.07.2022 (atualizado: 22:42 30.07.2022)
© Foto / China DailyFoguete chinês Longa Marcha 7 carregando a nave de carga Tianzhou-2 decola do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, China, 29 de maio de 2021
© Foto / China Daily
Nos siga no
Pesando 23 toneladas e com o tamanho de um prédio de 10 andares, o Longa Marcha 5B transportava o segundo módulo da estação espacial da China.
O foguete usado pela China para levar ao espaço o segundo módulo de sua estação espacial caiu na Terra, no oceano Índico, neste sábado (30) – domingo (31), na Malásia.
Pesando 23 toneladas e com o tamanho de um prédio de 10 andares, o Longa Marcha 5B (CZ-5B) fez uma reentrada descontrolada na atmosfera e seus destroços se espalharam pela costa da Malásia. Segundo noticiado, a queda foi confirmada pelo comando Espacial dos Estados Unidos.
#USSPACECOM can confirm the People’s Republic of China (PRC) Long March 5B (CZ-5B) re-entered over the Indian Ocean at approx 10:45 am MDT on 7/30. We refer you to the #PRC for further details on the reentry’s technical aspects such as potential debris dispersal+ impact location.
— U.S. Space Command (@US_SpaceCom) July 30, 2022
O #USSPACECOM pode confirmar que o Longa Marcha 5B (CZ-5B) da República Popular da China (RPC) reentrou no Oceano Índico aproximadamente às 10h45 MDT de 30/07. Encaminhamos você à #RPC para obter mais detalhes sobre os aspectos técnicos da reentrada, como possível dispersão de detritos + localização do impacto.
Em seguida, o diretor da Nasa, Bill Nelson, criticou o fato de a China não ter compartilhado mais informações específicas de trajetória sobre a queda do foguete.
"Todas as nações espaciais devem seguir as melhores práticas estabelecidas e fazer sua parte para compartilhar esse tipo de informação com antecedência, para permitir previsões confiáveis do risco potencial de impacto de detritos, especialmente para veículos pesados, como o Long March 5B, que carrega um risco significativo perda de vidas e bens", disse Nelson, em comunicado.
A queda do foguete, que foi lançado ao espaço no dia 24 deste mês, foi registrada por moradores de Sarawak, cidade localizada na costa da Malásia. A princípio, os moradores pensaram se tratar de meteoros.
meteor spotted in kuching! #jalanbako 31/7/2022 pic.twitter.com/ff8b2zI2sw
— Nazri sulaiman (@nazriacai) July 30, 2022