Desenterrado na Turquia bloco de mármore que retrata história de caçador morto por cães (FOTOS)
© Foto / Irina Kudriyavtseva / PixabayMural de teatro antigo na Turquia (imagem referencial)
© Foto / Irina Kudriyavtseva / Pixabay
Nos siga no
Um bloco de mármore que retrata a história mitológica de Actéon, que foi morto pelos seus cães, foi encontrado durante escavações arqueológicas na antiga cidade de Prusias ad Hypium, situada na atual província de Duzce, no noroeste da Turquia.
Durante as escavações no teatro da antiga cidade foi desenterrado um bloco de mármore decorado com motivos vegetalistas que representa o caçador Actéon, que foi morto pelos seus próprios cães porque enfureceu a deusa Ártemis.
Blocos de mármore incrustados e figuras arquitetônicas foram desenterrados na seção de palco do antigo teatro, que se acredita pertencer ao período do Império Romano.
Com as escavações os arqueólogos tentam lançar luz sobre a história da região que iniciou no século III a.C.
© Foto / Düzce MunicipalityBloco de mármore descoberto na antiga cidade de Prusias ad Hypium retratam o personagem mitológico Actéon dilacerado por seus cães
Bloco de mármore descoberto na antiga cidade de Prusias ad Hypium retratam o personagem mitológico Actéon dilacerado por seus cães
© Foto / Düzce Municipality
O mais marcante dos blocos decorados com elementos florais e mitológicos foi o caçador Actéon.
Outros achados notáveis são os blocos de superestrutura pertencentes ao edifício do palco com máscaras de tragédia, comédia e drama, semelhantes às que foram encontradas na mesma área antes, e os blocos de estrutura com decorações florais.
© Foto / Düzce MunicipalityFragmentos de blocos achados na antiga cidade de Prusias ad Hypium representam máscaras de tragédia, comédia e drama
Fragmentos de blocos achados na antiga cidade de Prusias ad Hypium representam máscaras de tragédia, comédia e drama
© Foto / Düzce Municipality
O bloco de Actéon foi descoberto na orquestra do teatro antigo, junto com outros fragmentos arquitetônicos altamente decorados, como entablamentos que outrora fizeram parte da estrutura do palco, escreve portal Arkeonews.
De acordo com a história mitológica, Ártemis transformou Actéon em um veado para puni-lo por tê-la visto tomar banho nua. Ela lança contra Actéon uma matilha de 50 cachorros leais a ele e, por não serem capazes de reconhecê-lo como seu dono, eles o rasgam em pedaços.