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França se opõe ao projeto de gasoduto da Espanha: 'Improvável que ajude'
França se opõe ao projeto de gasoduto da Espanha: 'Improvável que ajude'
Sputnik Brasil
Diversos veículos de mídia tiveram acesso a um documento oficial do governo francês com um parecer negativo ao projeto de gasoduto elaborado pela Espanha e... 19.08.2022, Sputnik Brasil
2022-08-19T21:16-0300
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Paris não acredita que o gasoduto MidCat para a Europa ajudaria na crise de energia no continente, garantem diferentes jornais e portais. O grande projeto defendido por Madri e Berlim enfrentou resistência francesa após a divulgação, pelo El País, de uma carta do Ministério da Transição Energética da França. A Espanha importa gás natural da Argélia através de dois gasodutos submarinos, o Magreb-Europa e o Medgaz.Apelidado de Midi-Catalonia Pipeline ou MidCat, o projeto visava criar uma rede de trânsito de gás abrangendo centenas de quilômetros em toda a Espanha e França e fornecer cerca de 7,5 bilhões de metros cúbicos de capacidade de trânsito de gás. Ele foi lançado pela primeira vez em 2015, e enfrentou problemas ainda em 2019 com o governo da França, que deveria cobrir grande parte de seus custos e o considerou financeiramente inviável.A ideia do MidCat foi revivida em maio de 2022, em meio a temores de uma iminente crise de energia devido a possíveis cortes no fornecimento de gás da Rússia, o principal fornecedor de energia do continente. De acordo com o El País, "Madri e Berlim estão se esforçando para revivê-lo", embora Paris esteja reticente. Segundo o documento do Ministério da Transição Energética da francês, "tal projeto exigiria, de qualquer forma, muitos anos [para que] se tornasse operacional".A carta aponta que levariam muitos anos para concluir apenas os estudos relevantes e outras documentações relacionadas a esse projeto, acrescentando que "é improvável que o MidCat ajude com a atual crise de energia na UE ou com a potencial escassez neste inverno". Em vez disso, Paris sugeriu construir mais terminais de gás natural liquefeito, chamando-os de "investimentos menores e mais rápidos".Embora o presidente da França, Emmanuel Macron, não tenha falado sobre o assunto até o momento, o ministério de Transição Energética francês sustenta que o MidCat deve ser "sujeito ao diálogo entre os Estados afetados", acrescentando que "a solidariedade europeia e nossos objetivos climáticos" também devem ser levados em consideração.O aumento dos preços globais levou a uma crise energética na União Europeia (UE). O preço do gás no mercado europeu passou dos US$ 2.700 (R$ 14 mil) por mil metros cúbicos após anúncio da Gazprom sobre interrupção do funcionamento do gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1).No início deste mês, o bloco aprovou um plano que levaria os estados membros a reduzir seu consumo de gás em 15%, em uma tentativa de enfrentar a crise.
https://noticiabrasil.net.br/20220814/apesar-das-sancoes-arabia-saudita-aumenta-investimento-em-empresas-de-energia-da-russia-24189095.html
https://noticiabrasil.net.br/20220816/precos-do-gas-na-europa-podem-subir-mais-de-60-no-inverno-diz-gazprom-24222444.html
https://noticiabrasil.net.br/20220819/alemanha-deveria-lancar-imediatamente-nord-stream-2-diz-vice-presidente-do-bundestag-24279773.html
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França se opõe ao projeto de gasoduto da Espanha: 'Improvável que ajude'
Diversos veículos de mídia tiveram acesso a um documento oficial do governo francês com um parecer negativo ao projeto de gasoduto elaborado pela Espanha e Alemanha.
Paris
não acredita que o gasoduto MidCat para a Europa ajudaria na crise de energia no continente, garantem diferentes jornais e portais. O grande projeto defendido por Madri e Berlim enfrentou resistência francesa após a
divulgação, pelo El País, de uma carta do Ministério da Transição Energética da França.
A Espanha importa gás natural da Argélia
através de dois gasodutos submarinos, o Magreb-Europa e o Medgaz.
Apelidado de Midi-Catalonia Pipeline ou MidCat, o projeto visava criar uma rede de trânsito de gás abrangendo centenas de quilômetros em toda a Espanha e França e fornecer cerca de 7,5 bilhões de metros cúbicos de capacidade de trânsito de gás.
Ele foi lançado pela primeira vez em 2015, e
enfrentou problemas ainda em 2019 com o governo da França,
que deveria cobrir grande parte de seus custos e o considerou financeiramente inviável.
A ideia do MidCat foi revivida em maio de 2022, em meio a temores de uma iminente crise de energia devido a possíveis cortes no fornecimento de gás da Rússia, o principal fornecedor de energia do continente.
De acordo com o El País, "Madri e Berlim estão se esforçando para revivê-lo", embora Paris esteja reticente. Segundo o documento do Ministério da Transição Energética da francês, "tal projeto exigiria, de qualquer forma, muitos anos [para que] se tornasse operacional".
A carta aponta que levariam muitos anos para concluir apenas os estudos relevantes e outras documentações relacionadas a esse projeto, acrescentando que "é improvável que o MidCat ajude com a atual crise de energia na UE ou com a potencial escassez neste inverno".
Em vez disso, Paris sugeriu construir mais terminais de gás natural liquefeito, chamando-os de "investimentos menores e mais rápidos".
Embora o presidente da França, Emmanuel Macron, não tenha falado sobre o assunto até o momento, o ministério de Transição Energética francês sustenta que o MidCat deve ser "sujeito ao diálogo entre os Estados afetados", acrescentando que "a solidariedade europeia e nossos objetivos climáticos" também devem ser levados em consideração.
O aumento dos preços globais levou a uma crise energética na União Europeia (UE). O preço do gás no mercado europeu passou dos US$ 2.700 (R$ 14 mil) por mil metros cúbicos após anúncio da Gazprom sobre interrupção do funcionamento do gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1).
No início deste mês, o bloco aprovou um plano que levaria os estados membros a
reduzir seu consumo de gás em 15%, em uma
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