- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

ONU: Conselho de Segurança se reúne em meio a temor de ataque em Zaporozhie

© AP Photo / John MinchilloReunião do Conselho de Segurança da ONU em 28 de fevereiro de 2022
Reunião do Conselho de Segurança da ONU em 28 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2022
Nos siga no
Aproximação do aniversário de independência da Ucrânia, celebrado na próxima quarta-feira (24), aprofundou o temor de um ataque à usina nuclear.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai realizar na tarde desta terça-feira (23) uma reunião de emergência para discutir a questão da usina nuclear de Zaporozhie, na cidade de Energodar.
A usina é guardada por forças russas desde abril, mas vem sendo alvo de bombardeios, que ameaçam causar um desastre nuclear. Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre a autoria dos ataques.
A reunião desta terça-feira foi convocada a pedido de Moscou e discutirá ameaças à paz e à segurança internacional. A expectativa é que representantes da delegação russa apresentem na reunião uma carta na qual o governo russo afirma ter evidências da autoria da Ucrânia nos ataques contra a usina. A carta foi enviada a membros do Conselho de Segurança na semana passada.
Circulamos entre os membros do CSNU [Conselho de Segurança das Nações Unidas] uma carta contendo informações sobre as provocações do regime ucraniano contra a Usina Nuclear de Zaporozhie e suas possíveis consequências.
O general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, então ministro da Secretaria de Governo, durante entrevista em seu gabinete, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 10 de janeiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2022
Panorama internacional
Guterres diz que indicará general Santos Cruz para liderar investigação da ONU em Donbass
O encontro se dá em meio ao temor de um ataque com a aproximação do feriado de 31 anos de independência da Ucrânia, celebrado em 24 de agosto. Membros do Conselho de Segurança temem que um ataque contra a usina ocorra na data.
Na última segunda-feira (22), o Conselho da Duma de Estado, a câmara baixa do Parlamento russo, convocou uma reunião extraordinária para discutir o risco de um ataque à usina.
"O presidente da Duma de Estado, Vyacheslav Volodin, assinou uma ordem para realizar uma reunião extraordinária do Conselho da Duma de Estado. A reunião será na quinta-feira, 25 de agosto, às 15h00 [no horário local, 09h00 no horário de Brasília]. O tema principal são as declarações sobre a ameaça de bombardeio da usina nuclear de Zaporozhie pelo regime de Kiev", informou um comunicado do órgão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала