- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Mais alinhada à Rússia': mídia dos EUA revela o fracasso de Biden nas relações com Arábia Saudita

© Sputnik / Sergei GuneevPresidente russo, Vladimir Putin, durante encontro com rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud
Presidente russo, Vladimir Putin, durante encontro com rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2022
Nos siga no
A recusa da Arábia Saudita de satisfazer os pedidos do presidente norte-americano Joe Biden para aumentar a produção do petróleo demonstra que Riad é mais alinhada a Moscou do que a Washington, escreveu no seu artigo para Forbes o diretor-geral da empresa de perfuração Canary, situada em Denver, Dan Eberhart.
Segundo lembrou o especialista, o líder norte-americano tem várias vezes tentado, sem qualquer sucesso, conseguir da sua aliada no Oriente Médio o apoio no mercado de hidrocarbonetos.

"Não é segredo que Biden quer que os preços do petróleo, que é o catalisador principal da inflação, caiam até as eleições do meio de mandato, previstas para novembro. O presidente várias vezes implorou para a Arábia Saudita ajudar a aumentar o fornecimento – aliás, a última vez foi em meados de julho, durante a visita a Riad. Contudo, os líderes sauditas não ouviram as orações de Biden", disse Eberhart.

O analista salientou que Riad está insatisfeita com as tentativas de Washington de fechar acordo nuclear com o Irã. Conforme o especialista, se o acordo for fechado, o adversário regional dos sauditas poderá melhorar a situação econômica e ter oportunidade de vender o petróleo.
Ex-presidente norte-americano Donald Trump fala com seus simpatizantes durante comício em 5 de agosto de 2022 na cidade de Waukesha - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2022
Panorama internacional
'Somos uma nação que implora petróleo': Trump volta a criticar governo Biden
Na opinião do analista, são as tentativas de Biden de conseguir os seus objetivos políticos através da normalização das relações com o Irã que fizeram com que Riad nas vésperas apresentasse as declarações sobre uma possível limitação da produção do ouro preto.
Tal posição da Arábia Saudita, aliada tradicional norte-americana no Oriente Médio, também revela muito sobre o posicionamento geopolítico, sublinhou o autor.
"Isso também confirma que a Arábia Saudita continua mais alinhada à Rússia do que aos EUA no cenário mundial", afirmou Eberhart.
Anteriormente, o ministro da Energia do reino, o príncipe Abdulaziz bin Salman Al Saud disse em uma entrevista à Bloomberg que logo a OPEP+ começaria a trabalhar sobre um novo acordo petrolífero para depois de 2022. Segundo o príncipe saudita, como sempre, a aliança possui todas as alavancas necessárias para influenciar a volatilidade do mercado, incluindo a redução da produção.
Funcionários da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) observam o painel no prédio da Bolsa, centro de São Paulo (SP). - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2022
Panorama internacional
Arábia Saudita aumenta investimento em empresas de energia da Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала