- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia protesta contra Grécia após envio de armas dos EUA para ilhas neutras

© AFP 2023 / Adem AltanRecep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia (no centro), durante 100º aniversário da vitória do país sobre a Grécia na Batalha de Dumlupinar em 1922, no mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República Turca em Ancara, Turquia, 30 de agosto de 2022
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia (no centro), durante 100º aniversário da vitória do país sobre a Grécia na Batalha de Dumlupinar em 1922, no mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República Turca em Ancara, Turquia, 30 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2022
Nos siga no
A Turquia protestou contra a Grécia depois de acusar Atenas de levar equipamentos militares dos EUA para duas ilhas neutras do mar Egeu.
Ancara convocou o embaixador grego e protestou em Washington depois de acusar a Grécia de implantar veículos blindados dos Estados Unidos em duas ilhas do mar Egeu perto da costa turca.
A agência de notícias estatal Anadolu citou fontes de segurança turcas dizendo que drones registraram navios de desembarque gregos trazendo veículos blindados, doados pelos EUA, para as ilhas gregas de Lesbos e Samos, no fim de semana. As ilhas têm status não militar.
A Grécia classificou a medida nesta segunda-feira (26) como "completamente infundada" e acusou Ancara de comportamento agressivo.
A Grécia e a Turquia, que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos EUA, e brigam há anos por fronteiras marítimas e direitos de exploração de energia no mar Egeu e no Mediterrâneo.
Caça da Turquia F-16 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2022
Panorama internacional
Turquia divulga imagens de blindados militares gregos 'ilegais' nas ilhas do mar Egeu (FOTO)
A última escalada começou quando fontes de segurança turcas compartilharam imagens aéreas, neste fim de semana, supostamente mostrando navios carregados com veículos blindados dos EUA atracando em duas ilhas gregas, Lesbos e Samos.
O Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse ao enviado grego que Atenas deveria “parar com as violações” e respeitar o status não militar que as ilhas foram atribuídas pela lei internacional, informou a agência de notícias estatal Anadolu.
Em uma nota à embaixada dos EUA em Ancara, a Turquia disse a Washington que suas “armas não devem ser usadas em violação” do status acordado das ilhas, escreve a agência Anadolu. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou a Grécia de encenar "provocações" e jogar "jogos perigosos".
A Turquia alega que a Grécia está estacionando tropas em ilhas no mar Egeu, violando os tratados de paz assinados após a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Ancara entende que as ilhas do mar Egeu foram dadas à Grécia, sob os tratados de 1923 e 1947, com a condição de que não fossem armadas.
Oficiais do exército dos EUA estão ao lado de um helicóptero estacionado no porto de Alexandroupoli, norte da Grécia, em 3 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2022
Panorama internacional
EUA ampliam presença militar na Grécia em possível resposta à Turquia, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала