DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descoberto exoplaneta quente mais antigo já visto a mais de 1.000 anos-luz do Sol

© Foto / NASA/JPL-CaltechRepresentação artística de um sistema de cinco exoplanetas
Representação artística de um sistema de cinco exoplanetas - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2022
Nos siga no
Recentemente, uma equipe internacional de astrônomos detectou um novo mundo quente similar a Júpiter que orbita uma estrela anã amarela (tipo G) e que está a uma distância aproximada de 1.154 anos-luz do Sol.
O exoplaneta, denominado TOI-5542 b, tem um tamanho similar ao de Júpiter, embora tenha aproximadamente 30% mais massa, segundo estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.
A equipe científica detectou o sinal de trânsito na curva de luz de uma anã G, pobre em metais, conhecida como TOI-5542, e designaram o objeto de interesse do TESS como TOI-5542 b.
A natureza planetária deste sinal foi confirmada por observações de seguimento com os espectrógrafos CORALIE e o Buscador de Planetas por Velocidade Radial de Alta Precisão, localizados no deserto chileno de Atacama.
Representação artística de um sistema de cinco exoplanetas - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Ciência e sociedade
Raros exoplanetas podem ajudar a entender estrutura de Mercúrio
O exoplaneta recém-descoberto gira ao redor de sua estrela-mãe a cada 75,12 dias, a um terço da distância que há da Terra ao Sol.
A temperatura do planeta foi estimada em aproximadamente 168 °C, e sua estrela é similar em tamanho, temperatura e luminosidade ao Sol, embora seja em torno de 11% menos massiva e é pobre em metais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала