- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Especialistas sobre centro de gás na Turquia: livrará a Europa da dependência dos EUA

© Sputnik / Vitaly TimkivEstações compressoras de gás Kazachia e Russkaya na região de Krasnodar, Rússia, foto publicada em 23 de março de 2020
Estações compressoras de gás Kazachia e Russkaya na região de Krasnodar, Rússia, foto publicada em 23 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2022
Nos siga no
Analistas turcos veem o recente acordo para construir um centro de gás russo na Turquia e seu papel na crise ucraniana como um sinal de confiança no país como um mediador.
A Turquia tem se posicionado como mediadora entre a Rússia e a Ucrânia em meio ao conflito na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro, assegurando uma série de acordos entre os dois lados.
A Turquia está desempenhando um papel positivo nesse aspeto, de acordo com o que disse Ceyhun Bozkurt, jornalista e escritor turco, em declarações à Sputnik.
"Isso demonstra que a Rússia considera a Turquia confiável. O corredor de grãos, o não alinhamento com as sanções, a manutenção do diálogo com a Rússia, os esforços da Turquia para alcançar a paz entre a Rússia e a Ucrânia, inspiram confiança. Este é um desenvolvimento positivo. A atitude da Turquia também é positiva", comentou Bozkurt.
Sobre os planos para construir um centro de gás na Turquia, o jornalista explicou que Fatih Donmez, ministro da Energia e Recursos Naturais do país, referiu que isso é possível, e a ideia foi discutida entre Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin, presidentes turco e russo, respectivamente.
"Esperamos que o processo tenha um resultado positivo e que este passo dado pela Turquia e pela Rússia permita que a Europa se livre [...] da dependência política dos Estados Unidos e aja de forma mais independente", apontou o jornalista.
Presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante reunião em Astana, Cazaquistão, 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Panorama internacional
Putin propõe a Erdogan criação de centro de fornecimento de gás na Turquia
"Se depois de tal centro ser estabelecido for determinada uma política de preços em que o gás será mais barato para a Turquia, então um preço diferente poderá ser aplicado para a Europa. Se o gás for mais barato para a Turquia, isso será uma vantagem, e isso também influenciará também a opinião do povo turco. As relações turco-russas têm sido sabotadas ao longo dos anos. O fortalecimento das relações turco-russas aumentará o sentimento positivo na sociedade turca em relação à Rússia", crê.
Hasan Turan, deputado turco do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) governista e membro do Grupo de Amizade Parlamentar Turco-Russo, também elogiou a iniciativa e a postura geral de Ancara.
"Graças à sua política equilibrada e pacífica, a Turquia se tornou um centro de confiança e estabilidade. O anúncio do presidente russo [a respeito da criação de um centro de gás] é uma consequência do fato de que a Turquia demonstrou ser um país em que se pode confiar e cuja opinião é respeitada, que foi capaz de construir relações diplomáticas bem-sucedidas", frisou ele à Sputnik.
Já na opinião de Bulent Turan, vice-presidente do grupo parlamentar do AKP, que falou igualmente à Sputnik, "a Turquia desempenhou um papel fundamental, reconhecido por todos, na resolução da crise dos grãos e na garantia da segurança alimentar".
Para ele, a Turquia, "com sua posição geopolítica estrategicamente importante", tem a capacidade de desempenhar um determinado papel em solucionar a crise energética na Europa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала