- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

MRE russo: Moscou informa ONU regularmente sobre falha na implementação de parte do acordo de grãos

© AP Photo / Ministério das Relações Exteriores da RússiaNesta foto divulgada pelo serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, fala durante sobre política externa em Moscou, na Rússia, em 17 de setembro de 2020.
Nesta foto divulgada pelo serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, fala durante sobre política externa em Moscou, na Rússia, em 17 de setembro de 2020. - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022
Nos siga no
A Rússia continua a informar a Secretaria da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o fracasso em cumprir a segunda parte do acordo de grãos de Istambul regularmente, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta sexta-feira (28).
O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse no início desta semana que estruturas comerciais estavam envolvidas na iniciativa do mar Negro, particularmente no que diz respeito à venda de fertilizantes russos.

"Gostaria de lembrá-los que o acordo é um pacote, e isso é exatamente o que o secretário-geral da ONU propôs. Quanto às 'autoridades russas', por meio de nossa missão permanente na ONU em Nova York, eles informam regularmente o secretariado sobre a organização sobre o descumprimento da segunda parte [do acordo de grãos], sobre grãos e fertilizantes russos", declarou Zakharova, comentando as observações de Dujarric.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, fala após reunião dos chefes de Estado da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), em 14 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2022
Operação militar especial russa
Putin: se corredores humanitários forem usados por terroristas, acordo de grãos poderá cair
Em 22 de julho, Rússia, Ucrânia e Turquia assinaram uma iniciativa mediada pela ONU para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos ucranianos do mar Negro.
A iniciativa consiste em dois pacotes de documentos. O primeiro, um memorando, estipula a obrigação da ONU de remover várias restrições à exportação de produtos agrícolas e fertilizantes russos para os mercados globais.
A segunda minuta define a operação para a exportação de produtos agrícolas ucranianos dos portos do mar Negro controlados pela Ucrânia.
Moscou apontou que o primeiro memorando da iniciativa de grãos não está funcionando.
Secretário-geral da ONU, António Guterres, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, durante cerimônia de assinatura do acrodo de grãos em Istambul, 22 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2022
Panorama internacional
Acordo de grãos vai reduzir preços de produtos alimentares no mundo, acredita Ancara
Além disso, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse repetidamente que a maioria dos navios que transportavam grãos ucranianos não chegou aos países mais pobres do mundo e acabou na Europa.
No início de outubro, o coordenador da ONU para a Iniciativa de Grãos do mar Negro, Amir Mahmoud Abdulla, disse que o acordo de grãos provavelmente seria estendido e, possivelmente, expandido.
Segundo Putin, caso se saiba que os corredores de abastecimento de grãos são usados ​​pela Ucrânia para realizar ataques terroristas, o acordo de grãos poderá ser revisto.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse na segunda-feira (24) que a Rússia havia solicitado à Secretaria da ONU que fornecesse estatísticas sobre os destinatários finais dos grãos exportados da Ucrânia.
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, durante conferência de imprensa conjunta com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, em Moscou, Rússia, 30 de novembro de 2021  - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2022
Panorama internacional
Brasil propõe acordo global para estabilizar mercado de alimentos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала