Irã sanciona 10 pessoas e 4 entidades dos EUA, incluindo a CIA e a Guarda Nacional
17:14 31.10.2022 (atualizado: 17:55 31.10.2022)
© AP Photo / Carolyn KasterO selo da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) em sua sede, em Langley, Virgínia. EUA, 13 de abril de 2016
© AP Photo / Carolyn Kaster
Nos siga no
O Irã impôs sanções a dez indivíduos e quatro organizações estadunidenses, incluindo a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) e a Guarda Nacional, informou o Ministério das Relações Exteriores iraniano.
A lista de pessoas sancionadas inclui o secretário adjunto do Tesouro, Wally Adeyemo, e o chefe do Comando Central dos EUA (CENTCOM), o general Michael Kurilla.
Em 29 de setembro, os Estados Unidos impuseram sanções a empresas relacionadas ao comércio petroquímico e de petróleo do Irã, incluindo cinco com sede na China.
A medida, segundo o jornal Arab News, serve também para pressionar Teerã a reviver o acordo nuclear iraniano de 2015. Washington tem visado cada vez mais as empresas chinesas pela exportação de produtos petroquímicos do Irã, à medida que as perspectivas de reviver o pacto nuclear diminuem.
© AP Photo / Mídia AssociadaO líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano)
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano). Foto de arquivo
© AP Photo / Mídia Associada
Recentemente, o Conselho da União Europeia também adotou restrições contra o Irã pelo suposto "apoio militar à Rússia".
No início do mês, Teerã expressou prontidão e interesse em compartilhar com Moscou suas experiências no combate a sanções do Ocidente.
"Nossa principal estratégia em relação à questão das sanções é sua neutralização e mitigação de suas consequências. Presumo que seja uma experiência acumulada muito boa e que possamos compartilhá-la com nossos colegas russos", afirmou o primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, em reunião com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, no dia 6.