Japão e EUA iniciam exercícios com dezenas de milhares de militares, aviões e navios (FOTOS)
11:19 10.11.2022 (atualizado: 12:05 10.11.2022)
© AFP 2023 / Jiji Press / HandoutNavios militares navegando na baía de Sagami durante revisão da frota internacional pela Força de Autodefesa Marítima do Japão na prefeitura de Kanagawa, Japão, 6 de novembro de 2022
© AFP 2023 / Jiji Press / Handout
Nos siga no
Os dois países conduzirão manobras de defesa de ilhas remotas do Japão até 19 de novembro, que também têm a participação direta da Austrália, Canadá e Reino Unido.
As Forças de Autodefesa do Japão e os militares dos EUA começaram na quinta-feira (10) um grande exercício conjunto para treinar a defesa de ilhas remotas do arquipélago japonês.
An @RCAF_ARC Aurora patrol plane and Cyclone helicopters are joining @RoyalCanNavy vessels and 36k personnel from 🇦🇺🇬🇧🇺🇸🇯🇵 for Exercise #KeenSword Nov 10-19, in vicinity of Japan. @CanadianForces participation in the exercise strengthens interoperability with allies and partners pic.twitter.com/FjlRriQ3U5
— RCAF Operations (@RCAFOperations) November 9, 2022
Um avião de patrulha Aurora e helicópteros Cyclone da Força Aérea Real do Canadá estão se juntando a navios da Marinha Real do Canadá e 36.000 pessoas de Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Japão para o exercício Keen Sword em 10-19 de novembro, nas proximidades do Japão. A participação das forças canadenses do exercício reforça a interoperabilidade com aliados e parceiros
Os exercícios praticarão a defesa das remotas ilhas de Tokunoshima, na prefeitura de Kagoshima, e durarão até 19 de novembro.
Segundo Tóquio, cerca de 26.000 militares das forças terrestres, navais e aéreas participarão do Keen Sword (Espada Afiada, na tradução) do lado japonês. Cerca de 10.000 militares, inclusive da divisão espacial, participarão do lado dos EUA.
The Self-Defense Forces will for the first time dispatch a Type 16 mobile combat vehicle to Yonaguni Island in #Okinawa Prefecture for the Keen Sword Japan-U.S. joint exercise set to be held in the Nansei Islands from Thursday. (via @The_Japan_News)https://t.co/qhWNjvYAY7 pic.twitter.com/8pmH2FbM69
— Sasakawa USA (@SasakawaUSA) November 9, 2022
As Forças de Autodefesa do Japão enviarão pela primeira vez um veículo de combate móvel Type 16 para a ilha Yonaguni na prefeitura de Okinawa para o exercício conjunto Keen Sword Japão-EUA a ser realizado nas ilhas Nansei a partir de quinta-feira [10].
20 navios das Forças de Autodefesa do Japão e dez navios dos EUA, além de 250 aviões japoneses e 120 aviões dos EUA, incluindo aeronaves híbridas Osprey, também participarão das manobras, indica o Ministério da Defesa japonês.
Além disso, quatro navios e dois aviões das forças armadas da Austrália, Canadá e Reino Unido se juntarão aos militares americanos e japoneses.
"Os exercícios práticos atuais se tornaram os 16ºs consecutivos. Foram convidados observadores da Austrália, Canadá, França, Índia, Nova Zelândia, Filipinas, Coreia do Sul, Reino Unido e OTAN", comunicou o comando conjunto japonês.