- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'A voz do G7 não domina mais' no G20, sugere Rússia

© AP Photo / Ajeng Dinar UlfianaJoko Wildodo, presidente da Indonésia, fala durante coletiva de imprensa na cúpula do G20 em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 16 de novembro de 2022
Joko Wildodo, presidente da Indonésia, fala durante coletiva de imprensa na cúpula do G20 em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 16 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2022
Nos siga no
A declaração final da cúpula do G20 demonstrou um equilíbrio em questões como o clima, segurança alimentar, a transformação digital e energia, crê uma delegada da Rússia no evento.
O Ocidente mostrou hipocrisia em vários tópicos na cúpula do G20, mas a declaração final mostrou que a posição do G7 não é mais dominante, disse Svetlana Lukash, sherpa, ou representante oficial da delegação da Rússia no evento.
Segundo Lukash, que é responsável pelos contatos com os homólogos de outros países em preparação para as reuniões de cúpula, a hipocrisia foi particularmente visível na questão climática e no tema do acordo alimentar.
"Mas acho que o G20 conseguiu equilibrar completamente a linguagem também no interesse das economias emergentes. A declaração deste ano é diferente na medida em que a voz do G7 não domina mais", explicou a representante.
#Mundioka #134  - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2022
Mundioka
Cúpula do G20: antigo 'terceiro mundo' em destaque
A sherpa disse que a Rússia, juntamente com seus parceiros no BRICS e outros países amigáveis, conseguiu "encontrar um equilíbrio em todos os tópicos, seja a segurança alimentar, o clima, as questões de transformação digital, ou energia". Além disso, apontou, foi discutida a mudança para as moedas nacionais, com a Turquia e os países do BRICS concordando com a Rússia que este era o caminho do futuro.
"Gradualmente, lentamente, mas o equilíbrio de poder está mudando. Talvez pudesse ter sido feito de alguma forma mais rápida, mas pelo menos está acontecendo, e isso é uma coisa boa", sublinhou.
A cúpula do G20 aconteceu na terça-feira (15) e quarta-feira (16) em Bali, Indonésia. A delegação russa foi liderada por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores, e também incluiu a presença de Anton Siluanov, ministro das Finanças da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала