- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Turquia quebra compromissos', diz MRE sírio ante missões turcas e promete fazer tudo por autodefesa

© Sputnik / Abzal KaliyevO vice-ministro das Relações Exteriores da Síria, Ayman Susan, fala durante as negociações no formato Astana na reunião internacional sobre a Síria, em Astana, Cazaquistão, 16 de junho de 2022
O vice-ministro das Relações Exteriores da Síria, Ayman Susan, fala durante as negociações no formato Astana na reunião internacional sobre a Síria, em Astana, Cazaquistão, 16 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2022
Nos siga no
De acordo com a chancelaria síria, Ancara "quebra seus compromissos apesar de tê-los aprovado" e com suas ações "leva a uma escalada de tensões" em solo sírio e na região.
Damasco tomará todas as medidas necessárias para defender seu território e garantir a segurança, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Síria, Ayman Susan, hoje (23), ao comentar a operação aérea da Turquia no norte do país.
"A Síria fará tudo o que for necessário para defender suas fronteiras e garantir a integridade de seu território. Fará isso de acordo com as normas do direito internacional que conferem legitimidade", disse Susan em Astana, capital do Cazaquistão, onde a 19ª rodada de consultas sobre a Síria acontece nesta semana.
Na noite de 19 para 20 de novembro, Ancara lançou uma série de ataques aéreos no norte do território sírio contra instalações de milícias sírio-curdas e iraquiano-curdas associadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PPK), classificado na Turquia como terrorista.
"O problema é que a Turquia quebra seus compromissos apesar de tê-los aprovado [...]. É um problema do qual todos os participantes nas consultas, incluindo os países garantidores, estão falando. Eles estão tentando convencer a Turquia de que suas ações são inaceitáveis porque levam a uma escalada de tensão na Síria e na região em geral", observou Susan.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, descreveu a operação, chamada Sword-Claw (Garra de Espada, na tradução), como bem-sucedida e não descartou a possibilidade de uma operação terrestre.
Soldados do Exército turco preparam para usar tanques nos arredores da vila de Sugedigi, na Turquia, fronteira com a Síria. - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2022
Panorama internacional
Após ataques aéreos, Turquia poderia realizar operação terrestre na Síria, diz mídia
Também hoje (23), Erdogan declarou que operações aéreas turcas contra curdos na Síria e no Iraque "são apenas o começo", conforme noticiado.
As consultas de Astana, realizadas de 22 a 23 de novembro na capital cazaque, contam com a participação das delegações dos países garantes do processo – Rússia, Turquia e Irã, além de representantes das Nações Unidas e países observadores.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала