Turquia afirma que mais de 13 milhões de toneladas de cereais foram transportados da Ucrânia
13:45 04.12.2022 (atualizado: 13:49 04.12.2022)
© AFP 2023 / Ozan KoseO navio de carga Zante que transporta grãos ucranianos, navega no Bósforo para o mar de Mármara, em Istambul, 2 de novembro de 2022
© AFP 2023 / Ozan Kose
Nos siga no
Mais de 13 milhões de toneladas de grãos foram transportadas de portos ucranianos sob o acordo de grãos, informou o Ministério da Defesa turco. Ele destacou que 524 embarcações estiveram envolvidas no transporte dos grãos.
"Os embarques de grãos dos portos ucranianos continuam. A quantidade de grãos transportados ultrapassou 13 milhões de toneladas", disse o Ministério em seu Twitter.
Ukrayna limanlarından tahıl sevkiyatı devam ediyor. Taşınan tahıl miktarı 13 milyon tonu geçti.#MSB pic.twitter.com/KQnyOO08wo
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) December 4, 2022
Em 22 de julho, Rússia, Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram um acordo, que foi prorrogado por mais 120 dias no dia 17 de novembro, para desbloquear a exportação de grãos e fertilizantes da Ucrânia em meio às hostilidades.
Representantes do governo ucraniano assinaram um documento semelhante com representantes de Ancara e da ONU. Além disso, Moscou assinou um memorando com a ONU para facilitar a exportação de fertilizantes e produtos agrícolas russos para mercados internacionais.
No âmbito da iniciativa para exportação de grãos pelo mar Negro, foi criado um Centro Conjunto de Coordenação, em Istambul, para garantir a segurança dos navios que transportam grãos da Ucrânia e realizar as inspeções relevantes.