- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ancara acusa Atenas de ter tentado interceptar F-16 turcos durante missão da OTAN

© AFP 2023 / Birol Bebek Caça F-16 da Força Aérea turca realiza manobras aéreas durante um show por ocasião da celebração do 38º aniversário da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte, 15 de novembro de 2021
Caça F-16 da Força Aérea turca realiza manobras aéreas durante um show por ocasião da celebração do 38º aniversário da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte, 15 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2022
Nos siga no
A Turquia deu resposta às ações da aviação grega que tinha tentado interceptar os caças turcos sobrevoando o mar Egeu no âmbito de missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Segundo a entidade militar, o incidente teve lugar na segunda-feira (19), durante a missão planejada dela NEXUS ACE Ege.
"Da missão participaram 14 aviões F-16, um avião de reconhecimento, uma aeronave de reabastecimento de combustível KC-135, um avião de transporte CASA e uma aeronave de alerta aéreo antecipado E3-A AWACS", sublinhou o Ministério da Defesa turco.
De acordo com a Turquia, "todos os aliados da OTAN foram informados sobre os exercícios 24 horas antes deles".

"A Força Aérea grega tentou de novo interceptar os caças turcos no mar Egeu, mas enfrentou uma resposta digna. Teve lugar uma tentativa de intercepção dos F-16 turcos que decolaram de cinco bases aéreas da Turquia. Apesar de todas as tentativas da parte grega, os pilotos turcos continuaram o voo, cumprindo com sucesso todos os objetivos estabelecidos", salienta a mensagem.

O ministro das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Dendias, à esquerda, observa, enquanto seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, gesticula enquanto fala durante uma declaração conjunta à mídia após sua reunião em Ancara, Turquia, quinta-feira, 15 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2022
Panorama internacional
NYT: conflito entre Turquia e Grécia pode dividir OTAN
A Turquia exige pôr fim à militarização das ilhas gregas no leste do mar Egeu. Segundo disse o chanceler turco Mevlut Cavusoglu, a militarização das ilhas viola acordos internacionais de longa data e coloca em questão a soberania das ilhas. Cavusoglu destacou a determinação da Turquia de pôr em dúvida a soberania das ilhas se a Grécia seguisse violando suas obrigações.
As tensões entre a Turquia e a Grécia agravaram-se ainda mais após o discurso do premiê grego Kyriakos Mitsotakis no Congresso dos EUA em 17 de maio, quando esse chamou atenção a um número sem precedentes de voos dos caças turcos sobre as ilhas gregas. Mitsotakis apelou para não vender aviões F-16 àqueles que "minam a estabilidade no Mediterrâneo".
Em seguida, o líder turco Recep Tayyip Erdogan declarou que para ele jamais existiu tal político como Mitsotakis.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan discursa durante as negociações entre a Rússia e a Ucrânia no Palácio Dolmabahce, Istambul, Turquia  - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2022
Panorama internacional
'Jogo perigoso para os gregos': ao confrontar Turquia, Grécia se arrastará para pântano, diz Erdogan
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала