https://noticiabrasil.net.br/20230101/lula-e-empossado-presidente-do-brasil-e-defende-fortalecer-brics-para-romper-isolamento-26746079.html
Lula é empossado presidente do Brasil e defende fortalecer BRICS para romper isolamento
Lula é empossado presidente do Brasil e defende fortalecer BRICS para romper isolamento
Sputnik Brasil
Em seu discurso de posse, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a democracia, a preservação da Amazônia e disse que é preciso fortalecer o BRICS e as... 01.01.2023, Sputnik Brasil
2023-01-01T16:02-0300
2023-01-01T16:02-0300
2023-01-01T20:22-0300
notícias do brasil
luiz inácio lula da silva
geraldo alckmin
governo federal
governo brasileiro
posse presidencial
cerimônia de posse
brasil
américas
américa do sul
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/01/01/26745679_0:22:3000:1710_1920x0_80_0_0_e8f1eddba650d2b46fc2abde77888301.jpg
Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin (PSB) foram empossados como presidente e vice-presidente da República, respectivamente, em cerimônia no Congresso Nacional neste domingo (1º).Lula, a esposa e futura primeira-dama, Janja, Alckmin e Lu Alckmin, futura segunda-dama, chegaram ao Congresso após desfilarem de Rolls Royce pelas ruas do Distrito Federal.A cerimônia de posse constitucional foi realizada pelo presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Logo no início de sua fala, Lula afirmou que a democracia foi a grande vitoriosa nesta eleição, "superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu".Entre diversas críticas ao governo de Jair Bolsonaro, o presidente eleito disse que havia um "projeto autoritário de poder" do Brasil, sendo que a máquina pública nunca "foi tão desencaminhada dos controles republicanos".Lula também criticou as "ameaças à liberdade do voto", e disse que venceu "a mais abjeta campanha de mentiras e de ódio tramada para manipular e constranger o eleitorado".Em seguida, ele agradeceu ao povo brasileiro e fez o juramento de fidelidade à Constituição da República, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, dizendo que a mensagem que precisa chegar ao povo é de "esperança e reconstrução".Entre as promessas para o seu governo estão: discutir uma nova legislação trabalhista; zerar filas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); revogar os decretos de armas do ex-presidente Jair Bolsonaro; e encerrar o Teto de Gastos.Brasil e BRICS"O mundo espera que o Brasil volte a ser um líder no enfrentamento à crise climática e um exemplo de país social e ambientalmente responsável, capaz de promover o crescimento econômico com distribuição de renda, combater a fome e a pobreza", disse Lula ao longo de seu discurso.Relembrando a importância da diplomacia brasileira, ele que defendeu o protagonismo do Brasil se concretizará pela retomada da integração sul-americana, a partir do Mercosul, assim como pela revitalização da Unasul e demais instâncias de articulação. Defesa da AmazôniaLula disse que o Brasil precisa voltar a ser um país soberano. "Somos responsáveis pela maior parte da Amazônia e por vastos biomas, grandes aquíferos, jazidas de minérios, petróleo e fontes de energia limpa", comentou. Segundo o presidente brasileiro, esta é uma das razões para a criação do Ministério dos Povos Indígenas, pois "ninguém conhece melhor nossas florestas nem é mais capaz de defendê-las do que os que estavam aqui desde tempos imemoriais".
https://noticiabrasil.net.br/20221226/reorganizacao-do-sistema-global-marca-ano-emblematico-para-o-brics-diz-pesquisador-26624192.html
https://noticiabrasil.net.br/20221212/contrato-entre-russia-e-brasil-para-fornecimento-de-uranio-pode-salvar-a-amazonia-azul-26374985.html
brasil
américa do sul
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2023
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/01/01/26745679_166:0:2833:2000_1920x0_80_0_0_90aa6dbfc47d6c6c4302e2de5c049cfb.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
luiz inácio lula da silva, geraldo alckmin, governo federal, governo brasileiro, posse presidencial, cerimônia de posse, brasil, américas, américa do sul
luiz inácio lula da silva, geraldo alckmin, governo federal, governo brasileiro, posse presidencial, cerimônia de posse, brasil, américas, américa do sul
Lula é empossado presidente do Brasil e defende fortalecer BRICS para romper isolamento
16:02 01.01.2023 (atualizado: 20:22 01.01.2023) Em seu discurso de posse, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a democracia, a preservação da Amazônia e disse que é preciso fortalecer o BRICS e as organizações multilaterais para buscar soberania.
Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin (PSB) foram empossados como presidente e vice-presidente da República, respectivamente, em cerimônia no Congresso Nacional neste domingo (1º).
Lula, a esposa e futura primeira-dama, Janja, Alckmin e Lu Alckmin, futura segunda-dama, chegaram ao Congresso após desfilarem de Rolls Royce pelas ruas do Distrito Federal.
A cerimônia de posse constitucional foi realizada pelo presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Logo no início de sua fala, Lula afirmou que a democracia foi a grande vitoriosa nesta eleição, "superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu".
Entre diversas críticas ao governo de Jair Bolsonaro, o presidente eleito
disse que havia um "
projeto autoritário de poder" do Brasil, sendo que a máquina pública nunca "foi tão desencaminhada dos controles republicanos".
Lula também criticou as "ameaças à liberdade do voto", e disse que venceu "a mais abjeta campanha de mentiras e de ódio tramada para manipular e constranger o eleitorado".
Em seguida, ele agradeceu ao povo brasileiro e fez o juramento de fidelidade à Constituição da República, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, dizendo que a mensagem que precisa chegar ao povo é de "esperança e reconstrução".
Entre as promessas para o seu governo estão: discutir uma nova legislação trabalhista; zerar filas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); revogar os decretos de armas do ex-presidente Jair Bolsonaro; e encerrar o Teto de Gastos.
"O mundo espera que o Brasil volte a ser um líder no enfrentamento à crise climática e um exemplo de país social e ambientalmente responsável, capaz de promover o crescimento econômico com distribuição de renda, combater a fome e a pobreza", disse Lula ao longo de seu discurso.
26 de dezembro 2022, 09:20
Relembrando a importância da diplomacia brasileira, ele que defendeu o protagonismo do Brasil
se concretizará pela retomada da integração sul-americana,
a partir do Mercosul, assim como pela revitalização da Unasul e demais instâncias de articulação.
"Sobre esta base poderemos reconstruir o diálogo altivo e ativo com os Estados Unidos, a comunidade europeia, a China, os países do Oriente e outros atores globais; fortalecendo o BRICS, a cooperação com os países da África e rompendo o isolamento a que o país foi relegado", disse ele.
Lula disse que o Brasil
precisa voltar a ser um país soberano. "Somos responsáveis pela maior parte da Amazônia e por vastos biomas,
grandes aquíferos, jazidas de minérios, petróleo e fontes de energia limpa", comentou.
"Nossa meta é alcançar desmatamento zero na Amazônia e emissão zero de gases do efeito estufa na matriz elétrica, além de estimular o reaproveitamento de pastagens degradadas. O Brasil não precisa desmatar para manter e ampliar sua estratégica fronteira agrícola", disse ele.
Segundo o presidente brasileiro, esta é uma das razões para a criação do Ministério dos Povos Indígenas, pois "ninguém conhece melhor nossas florestas nem é mais capaz de defendê-las do que os que estavam aqui desde tempos imemoriais".
12 de dezembro 2022, 10:53