- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia rejeita pedido russo de trégua para Natal; Biden diz que Putin está 'buscando oxigênio'

© AP Photo / Efrem LukatskyVladimir Zelensky perto de Kiev, Ucrânia, em 4 de abril de 2022
Vladimir Zelensky perto de Kiev, Ucrânia, em 4 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2023
Nos siga no
Autoridades de Kiev descartam chance de trégua com o secretário do Conselho de Segurança e Defesa afirmando que o Exército ucraniano vai "morder" os russos "no silêncio da noite cantante ucraniana".
A Ucrânia rejeitou o anúncio do presidente russo Vladimir Putin nesta quinta-feira (5) de um cessar-fogo de 36 horas para marcar o Natal ortodoxo, dizendo que não haverá trégua até que a Rússia retire suas forças do território ucraniano.
O conselheiro presidencial ucraniano, Mikhail Podolyak, disse que a Rússia "deve deixar os territórios ocupados – só então terá uma 'trégua temporária'. Guarde a hipocrisia para si mesmo", twittou Podolyak.
Ele já havia rejeitado o pedido de trégua de Kirill a caracterizando como "uma armadilha cínica e um elemento de propaganda", e descreveu a Igreja Ortodoxa Russa, como um "propagandista de guerra".
Já o secretário do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, Aleksei Danylov, disse: " [...] Um cessar-fogo? Mentiras e hipocrisia. Vamos mordê-los no silêncio cantante da noite ucraniana."

Na medida anunciada hoje (5), o Kremlin afirmou que "tendo em conta o apelo de Sua Santidade, o patriarca [cristão ortodoxo russo] Kirill, instruo o ministro da Defesa da Federação da Rússia a introduzir um cessar-fogo ao longo de toda a linha de contato na Ucrânia a partir do meio-dia de 6 de janeiro até as 24h00 do dia 7 de janeiro".

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também comentou sobre o pedido de trégua sugerindo que o líder russo "está tentando encontrar um pouco de oxigênio".

"Estou relutante em responder a qualquer coisa que Putin diga. Achei interessante que ele estivesse disposto a bombardear hospitais, creches e igrejas [...] no dia 25 e no Ano Novo. Quero dizer, acho que ele está tentando encontrar um pouco de oxigênio", afirmou o mandatário norte-americano citado pela Reuters.

O Natal ortodoxo é celebrado todos os anos na véspera de 7 de janeiro, diferente do Natal católico, que acontece na véspera de 25 de dezembro, devido à diferença de calendário entre as duas denominações cristãs.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала