MRE turco pede aos EUA que mantenham equilíbrio nas relações com a Turquia e a Grécia
16:52 16.01.2023 (atualizado: 04:34 17.01.2023)
© AP Photo / Maxim ShemetovO ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, gesticula durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo da Rússia, Serguei Lavrov, após suas conversas em Moscou, Rússia, 16 de março de 2022
© AP Photo / Maxim Shemetov
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, pediu aos Estados Unidos, nesta segunda-feira (16), que mantenham o equilíbrio em suas relações com a Turquia e a Grécia.
Os EUA abandonaram seu curso de relações equilibradas entre a Grécia e a Turquia nos últimos anos, o que afeta a situação no Mediterrâneo Oriental, disse Cavusoglu durante coletiva de imprensa com o ministro das Relações Exteriores da Bósnia e Herzegovina, Bisera Turkovic.
"Um aliado como os EUA precisa prestar atenção para [preservar] esses equilíbrios", disse o diplomata turco ao comentar as reportagens da mídia sobre a venda de armas pelos EUA, incluindo aeronaves F-35, para Grécia, segundo a agência de notícias turca.
Ele acrescentou que a rejeição de Washington ao embargo de armas ao Chipre grego também estava deteriorando a situação na ilha.
A Turquia e a Grécia estão em desacordo há décadas, com o risco de um conflito armado despontando por várias vezes desde 2020. Questões disputadas incluem reivindicações territoriais concorrentes no Mediterrâneo Oriental, em particular na região do Mar Egeu, a divisão greco-turca no Chipre e a delimitação das fronteiras marítimas. A Turquia acusou repetidamente a Grécia de implantar armas nas ilhas do mar Egeu, violando o Tratado de Lausanne de 1923.