- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Por 'questão de segurança', Noruega proíbe protesto com queima do Alcorão após convocação da Turquia

© AFP 2023 / Stian SolumUm carro da polícia fica do lado de fora do Museu Nacional em Oslo, Noruega, em 11 de novembro de 2022
Um carro da polícia fica do lado de fora do Museu Nacional em Oslo, Noruega, em 11 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Nos siga no
Apesar da polícia ter proibido o protesto, evento será cancelado por preocupações de segurança, e não ideológicas ou políticas, visto que a força só pode barrar uma manifestação no país se a mesma apresentar algum risco à população.
Horas após o Ministério das Relações Exteriores da Turquia convocar o embaixador da Noruega hoje (2) para reclamar sobre a suposta "ação planejada para profanar o Alcorão Sagrado no dia 3 de fevereiro", a polícia norueguesa proibiu o protesto anti-islâmico por questões de segurança.

"Queimar o Alcorão continua sendo uma forma legal de expressar opiniões políticas na Noruega. Mas este evento não pode ser realizado por razões de segurança", disse a polícia de Oslo em um comunicado citado pela Reuters.

A chancelaria norueguesa relatou que Ancara falou sobre a manifestação planejada em uma reunião, com um porta-voz do MRE da Noruega afirmando que "nosso embaixador se referiu ao direito constitucional à liberdade de expressão na Noruega e acrescentou que o governo norueguês não apoia nem está envolvido com a manifestação planejada".
Mulher passeia com criança ante bandeira da Turquia na parte da capital cipriota ocupada em Nicósia, Chipre, 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Panorama internacional
Turquia alerta para risco de 'ataques xenófobos e racistas' no Ocidente após queimas do Alcorão
No país europeu, a polícia só pode proibir uma manifestação se houver perigo para o público, mas não por questões ideológicas.
Mais cedo, a chancelaria turca enfatizou que "condena veementemente a atitude da Noruega em relação à prevenção de ações provocativas que claramente se qualificam como crimes de ódio. Esperamos que as autoridades norueguesas não permitam conduzir esta ação, [pois] tais atos são inaceitáveis".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала