- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suécia decidirá destino de lei antiterrorista negociada com a Turquia para aderir à OTAN

© AFP 2023 / Adem AltanTobias Billstrom (à esquerda) em coletiva de imprensa com Mevlut Cavusoglu (à direita), ministros das Relações Exteriores sueco e turco, respectivamente, em Ancara, Turquia, 22 de dezembro de 2022.
Tobias Billstrom (à esquerda) em coletiva de imprensa com Mevlut Cavusoglu (à direita), ministros das Relações Exteriores sueco e turco, respectivamente, em Ancara, Turquia, 22 de dezembro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2023
Nos siga no
Estocolmo averiguará no início de março se assinará uma lei decidida com Ancara para concluir suas exigências para a Suécia entrar na OTAN, informa o Financial Times.
O governo sueco tomará uma decisão sobre uma nova lei antiterrorista em 2 de março no âmbito do cumprimento de acordos do país com a Turquia para aderir à OTAN, disse Ulf Kristersson, primeiro-ministro do país, em uma entrevista ao jornal britânico Financial Times (FT).
No artigo publicado neste domingo (19), Kristersson teria dito que "um passo final vem" nesse dia.
"É uma legislação tão grande que tivemos que mudar nossa constituição a partir de 1º de janeiro para a poder introduzir", disse o premiê, citado pelo FT.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, disse no sábado (18) que estava trabalhando ativamente para garantir que a Suécia e a Finlândia aderissem ao bloco até a cúpula da OTAN em Vilnius, Lituânia, marcada para 11 e 12 de julho de 2023.
Secretário-geral da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, responde a perguntas de jornalistas após reunião do Conselho OTAN-Rússia, em Bruxelas, janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2023
Panorama internacional
Suécia e Finlândia devem ingressar na OTAN em meados de julho, diz Stoltenberg
A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão à OTAN em maio de 2022, poucos meses depois que a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia. Seus protocolos de adesão já foram ratificados por todos os Estados-membros da OTAN, exceto a Hungria e a Turquia.
O processo de adesão sofreu um revés em janeiro de 2023, depois que Rasmus Paludan, líder do partido político dinamarquês de extrema-direita Stram Kurs, queimou uma cópia do Alcorão em frente à embaixada turca em Estocolmo, Suécia, com permissão das autoridades locais. Em resposta, Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, condenou a manifestação e disse que a Suécia não deveria contar com o apoio de Ancara para entrar na OTAN.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала