Ex-vice-chefe de inteligência da OTAN: discurso de Putin não foi dirigido aos oponentes da Rússia
© Sputnik / Vladimir GerdoVladimir Putin, presidente da Rússia, durante coletiva de imprensa após a conclusão do Conselho Estatal, 22 de dezembro de 2022
© Sputnik / Vladimir Gerdo
Nos siga no
O discurso do presidente russo Vladimir Putin à Assembleia Federal não foi dirigido a oponentes da Federação da Rússia, disse o ex-vice-chefe do Departamento de Inteligência do Estado-Maior Militar Internacional da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), general Yaroslav Struzhik.
"Eu diria que foi um bom discurso, muito bom mesmo, pois não foi um apelo para nós [russos]. Deve-se lembrar que, no entanto, somos praticamente farinha do mesmo saco, e apenas um terço dos países são contra Putin. Então, os dois terços restantes são neutros ou estão apoiando a Rússia, querendo ouvir certas coisas", disse Struzhik para a estação de rádio RMF FM.
"Ele [Putin] está discursando para o mercado externo. Olhe para a Índia e para a China. Estes são países que têm visões diferentes, mas isso não significa que eles se simpatizem com nossos valores", explicou o general.
A mensagem do presidente Putin à Assembleia Federal durou quase duas horas, tendo sido um de seus mais longos discursos ao parlamento. O chefe de Estado em seu discurso mencionou o Ocidente 24 vezes, 11 vezes - os Estados Unidos, 10 vezes – a OTAN, e mencionou 19 vezes a Ucrânia. O salão aplaudiu Putin 53 vezes, de pé – quatro vezes.